Chega aos cinemas brasileiros Blindado, o novo filme de Sylvester Stallone. Dirigido por Justin Rout, o longa acompanha um assalto que vai às últimas consequências sobre uma ponte. Em meio a uma trama de pai e filho, cartéis mexicanos e várias reviravoltas, o filme coloca Stallone e Jason Patric em confronto, desta vez com uma inversão nos papéis de herói e vilão.
Boa parte da ação gira em torno da disputa por um caminhão blindado, e a produção foge do marasmo ao apostar em artifícios cada vez mais exagerados para concluir o crime. Ainda assim, seguindo a fórmula clássica dos filmes de pancadaria dos anos 80, Blindado entrega um roteiro simples e direto ao ponto, como se espera do gênero.
Mas vamos à história
Conhecemos James Brody (Jason Patric), segurança que frequenta e organiza eventos nos Alcoólicos Anônimos. Só que, desde o início, fica claro que ele nunca deixou de beber – apenas aprendeu a disfarçar, escondendo vodka na garrafa de água do carro.
Ele trabalha ao lado do filho, Casey (Josh Wiggins), que o busca todos os dias. Com um pai frio e distante, Casey tenta reaproximá-lo da família e prepará-lo para ser um avô presente, já que sua esposa está grávida.
No dia a dia, James e Casey transportam remessas de dinheiro de um banco para outro. Um dia, James percebe um caminhão suspeito os seguindo, mas ignora o pressentimento e segue sua rotina – até encontrar uma mala extra entre as entregas.
Uma mala a mais que não deveria estar ali já é suficiente para despertar suspeitas. E, como esperado, logo uma van preta surge na estrada, forçando James a desviar para uma rota fechada e parar em uma ponte em manutenção.
Encurralados entre duas vans pretas, os dois se veem diante de Rook (Sylvester Stallone), que se apresenta dizendo que só quer a mercadoria. Ninguém precisa morrer, basta entregar. James e Casey fogem para dentro do caminhão e descobrem moedas e barras de ouro que claramente não deveriam estar transportando.
Ao tentarem reagir, Casey acaba baleado na perna, o que obriga James a mudar de estratégia e se trancar dentro do caminhão. Enquanto a equipe de Rook tenta tirá-los de lá, ele insiste que só quer a carga e não tem interesse em matar ninguém.
Mas será que James pode confiar nele ou deve continuar resistindo?
Opinião
Blindado não tem muitas camadas, reviravoltas ou qualquer coisa que desvie do foco principal. Ele segue a fórmula clássica dos filmes de ação e não pretende ser algo além disso.
O grande destaque é a relação entre pai e filho, bem conduzida por Jason Patric e Josh Wiggins. Um trauma do passado ressurge entre os dois, criando um dos momentos mais interessantes do filme, ainda que a produção não se aprofunde muito nesse aspecto.
Mas sejamos sinceros que Sylvester Stallone não convence como vilão, e seu Rook passa longe de ser um casca-grossa no gênero. Com valores próprios e a preocupação de não decepcionar sua família, ele tem uma missão que, em vários momentos, parece mais ambígua do que ameaçadora. Ele funciona como personagem, mas não chega a ser o vilão esperado.
No fim, Blindado é um típico filme de brucutu que diverte com seus exageros e pela tentativa (não tão bem-sucedida) de transformar Stallone em vilão. Não é um clássico e nem pretende ser, mas cumpre seu papel de entreter, fazer esquecer os problemas do dia a dia e arrancar algumas risadas no cinema. E isso ele entrega.
Nota: 3 (de 5)
Blindado
Direção: Justin Rout
Roteiro: Michael Kaycheck
Gênero: Ação, Suspense
Duração: Aproximadamente 100 minutos
Ano: 2024
País: Estados Unidos
Distribuição: Imagem Filmes
Elenco: Tyrese Gibson, Jason Patric, Josh Wiggins, Sylvester Stallone e Cam Gigandet
Estreia: 06 de fevereiro
Agradecimentos a Imagem Filmes e Sinny Assessoria por assistirmos o filme antecipadamente para produção deste conteúdo