quarta-feira, fevereiro 5, 2025
spot_img

Pandora Filmes revela seu line-up para 2025 | Na teia da aranha, aos pedaços e mais

A Pandora Filmes segue firme no compromisso de trazer ao Brasil o melhor do cinema independente mundial. Em 2025, a distribuidora aposta em uma seleção que mescla grandes nomes e novos talentos, com filmes que marcaram presença em festivais internacionais e prometem encantar o público brasileiro.

Destaques Nacionais e Internacionais

O renomado cineasta moçambicano-brasileiro Ruy Guerra retorna com Aos Pedaços, estrelado por Emílio de Mello e Simone Spoladore. Vencedor de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Som no Festival de Gramado, o longa acompanha um homem dividido entre duas mulheres até que um visitante misterioso muda tudo.

O consagrado diretor coreano Hong Sang-soo também está de volta com As Aventuras de uma Francesa na Coréia, protagonizado por Isabelle Huppert. O filme, que levou o Prêmio do Júri no Festival de Berlim, acompanha uma europeia ensinando francês na Ásia, enquanto se depara com uma jornada de autodescoberta.

Limonov, de Kirill Serebrennikov

Outro destaque é Limonov, dirigido pelo russo Kirill Serebrennikov. A cinebiografia de Eduard Limonov, interpretado por Ben Whishaw, mergulha na conturbada vida do poeta e ativista político. O filme foi exibido na competição oficial de Cannes.

Novos Olhares e Histórias Inusitadas

Quando Chega o Outono, de François Ozon

Do pioneiro da videoarte no Brasil, Eder Santos, chega Girassol Vermelho, inspirado em Murilo Rubião e co-dirigido com Thiago Villas Boas. O longa narra a jornada de Romeu, que busca liberdade, mas encontra um mundo regido por um sistema cruel.

O francês François Ozon apresenta Quando Chega o Outono, vencedor de Melhor Roteiro no Festival de San Sebastian. A trama segue Michelle (Hélène Vincent), uma avó que aguarda ansiosamente o neto, mas um mal-entendido coloca seus planos em xeque.

A comédia Teleférico do Amor, do alemão Veit Helmer, traz uma premissa romântica inusitada: duas jovens trabalham operando as gôndolas de um teleférico e só se cruzam no meio do trajeto, até que um encontro fora do trabalho muda tudo.

Estreantes na Direção

Enea, de Pietro Castellitto

O brasileiro A Voz que Resta, dirigido pelos atores Gustavo Machado e Roberta Ribas, adapta um monólogo teatral para contar a história de um jornalista lidando com o fim de um relacionamento.

Pietro Castellitto, ao lado de seu pai Sergio Castellitto, roteiriza, dirige e estrela Enea, drama sobre dois amigos presos a um mundo de corrupção e prazer. O longa foi exibido em Veneza e no Festival do Rio.

Suspense, Ficção e Horror

Na Teia da Aranha, de Kim Jee-woon

Do coreano Kim Jee-woon, Na Teia da Aranha traz Song Kang-ho (Parasita) como um diretor de cinema obcecado em refilmar o final de sua obra, enquanto enfrenta censura e caos no set.

O suspense Uma Família Normal, de Hur Jin-ho, explora dilemas morais entre dois irmãos de áreas distintas: um advogado criminalista e um médico ultra-religioso.

A francesa Emma Benestan aposta no body-horror com Animale, que mistura corrida de touros e assassinatos misteriosos.

No irlandês Máquina do Tempo, de Andrew Legge, duas irmãs na Segunda Guerra Mundial criam um dispositivo capaz de captar transmissões do futuro. O filme foi premiado pela Associação de Críticos de Cinema de Dublin.

O italiano Edgardo Pistone estreia na direção com Ciao, Bambino, que segue um jovem que precisa proteger uma prostituta por quem se apaixona.

O Retrato de Norah, de Tawfik Alzaidi

Tawfik Alzaidi apresenta O Retrato de Norah, filme árabe premiado em Cannes, onde um professor de uma aldeia esconde sua arte por medo da repressão, até conhecer Norah, que reascende sua paixão.

História e Reflexões

Em Sobreviventes, coprodução Brasil-Portugal dirigida por José Barahona, um grupo de náufragos de um navio negreiro no século XIX luta pela sobrevivência em um ambiente de valores invertidos e poder em disputa.

Pandora Filmes: Tradição e Inovação

Com 35 anos de história, a Pandora Filmes se consolidou ao trazer cineastas renomados e obras marcantes ao Brasil. Entre seus grandes lançamentos estão The Square: A Arte da Discórdia, Parasita e O Apartamento, além de relançar clássicos restaurados de Fellini, Bergman e Wilder.

Com um line-up tão diverso e provocativo, 2025 promete ser um ano recheado de grandes experiências cinematográficas para os fãs da sétima arte.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação