sexta-feira, fevereiro 21, 2025
spot_img

Girassol Vermelho | Filme de abertura da Mostra de Tiradentes 2025, estreia em 20 de março, inspirado em Murilo Rubião

Girassol Vermelho, o novo filme do cineasta Eder Santos, chega às telonas no dia 20 de março de 2025, com distribuição da Pandora Filmes. Selecionado como filme de abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes 2025, o longa é uma adaptação dos contos de Murilo Rubião, um dos maiores nomes do realismo fantástico brasileiro. A trama acompanha Romeu (Chico Diaz), que, em busca de liberdade, encontra-se preso em uma cidade estranha onde fazer perguntas é proibido e onde a opressão se torna uma prisão ainda mais sufocante.

A Trilogia RGB de Eder Santos

Girassol Vermelho marca o início de uma trilogia chamada “RGB”, que faz referência às cores fundamentais na criação de imagens digitais. A trilogia inclui o filme atual, Deserto Azul (2014), e um terceiro filme ainda em desenvolvimento. Essa série cromática reflete a carreira de Eder Santos, reconhecido por sua fusão de cinema e artes visuais, além de ser pioneiro da videoarte no Brasil. Com uma carreira de mais de quatro décadas, o diretor tem trabalhos que já foram exibidos em grandes festivais e fazem parte de acervos de instituições renomadas como o MoMA e o Centre Pompidou.

Estética e Ambientação Distópica

Filmado em uma fábrica de cimento desativada, o longa se destaca pela ambientação crua e distópica. A direção de arte de Laura Vinci e Joana Porto traz uma atmosfera teatral aos cenários, enquanto a fotografia de Stefan Ciupek imprime uma sensação sombria e densa, que dialoga com o ambiente de tortura e repressão vivido pelos personagens. Ciupek, que já trabalhou em produções internacionais como Anticristo (2009) e Quem Quer Ser um Milionário (2008), também foi responsável pela fotografia de Deserto Azul.

A Profundidade do Elenco

O elenco de Girassol Vermelho conta com nomes renomados, como Chico Diaz e Bárbara Paz, além de Daniel de Oliveira, que entrou no elenco próximo da finalização do filme, dando um novo impulso à narrativa. Também fazem parte do elenco atores da Mundana Companhia, com a qual Eder Santos colaborou por vários anos. O filme traz, assim, uma forte presença teatral que complementa a estética única da produção.

Girassol Vermelho

Elenco: Chico Diaz, Bárbara Paz, Daniel de Oliveira, Luísa Lemmertz, entre outros

Direção: Eder Santos

Co-direção: Thiago Villas Boas

Roteiro: Mônica Cerqueira e Eder Santos

Produção: André Hallak, Barão Fonseca, Bia Flecha, Monica Cerqueira

Fotografia: Stefan Ciupek

Direção de Arte: Laura Vinci, Allen Roscoe

Sobre Eder Santos

Eder Santos é um dos maiores nomes do cinema experimental e da videoarte no Brasil, com uma carreira premiada tanto em curtas quanto em longas-metragens. Seus trabalhos misturam cinema, teatro, vídeo e novas mídias, e têm sido reconhecidos em festivais internacionais. Santos também é conhecido por sua direção artística na série Água de Plantar e pelo seu trabalho na TV Cultura.

Girassol Vermelho não é apenas um filme; é uma experiência sensorial que desafia os limites entre o real e o fantástico, entre a opressão e a liberdade. Prepare-se para se perder nesse universo perturbador e repleto de significados.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação