terça-feira, fevereiro 25, 2025
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Review | Gerenciar um museu não é moleza, mas é viciante em Two Point Museum

Com lançamento previsto para março, o novo Two Point Museum é o terceiro jogo da série de simuladores da Two Point Studios. Conhecida por Two Point Hospital e Two Point Campus, a empresa agora traz Two Point Museum para consoles e PCs da nova geração, mostrando que administrar um museu não é nada fácil.

Totalmente localizado em português, o jogo oferece cinco tipos de museus temáticos e cinco mapas de expedição com 100 locais inusitados para explorar. Com inúmeras exposições e itens decorativos, opções não faltam para você criar seu próprio museu.

Sobre a Two Point Studios

A Two Point Studios Limited é um estúdio britânico fundado em 2016 por Ben Hymers, Mark Webley e Gary Carr. Os fundadores já trabalharam em clássicos como Theme Hospital, Black & White e Fable, sendo que Two Point Hospital é considerado uma continuação espiritual de Theme Hospital.

Em 2018, Two Point Hospital foi lançado inicialmente para computadores, chegando aos consoles em 2020. Nesse meio-tempo, em 2019, o estúdio foi adquirido pela Sega, tornando-se ainda mais relevante no mercado de games.

Em 2022, foi a vez de Two Point Campus, que levou os desafios para universidades dos sonhos. Já em 2024, tivemos a oportunidade de jogar Two Point Museum na Brasil Game Show, onde o jogo se destacou como um dos grandes títulos da Sega para o ano seguinte. Agora, finalmente podemos experimentar o terceiro título da franquia.

E o Two Point Museum?

Com modos Campanha e Sandbox, o jogo permite que você monte museus como preferir desde o primeiro minuto. O modo Sandbox se destaca pelos museus gigantescos, mas o grande diferencial é a liberdade oferecida ao jogador.

Ao assumir a administração do museu, você pode moldar salas de exposição, criar espaços de descanso para funcionários e contratar diferentes tipos de profissionais, sempre pensando na saúde financeira do empreendimento.

Seja o curador do seu próprio museu – Giuliano Peccilli

As primeiras missões consistem em fazer o museu funcionar, posicionando artefatos pré-históricos para atrair visitantes e abrir as portas. Para manter a sustentabilidade do negócio, é essencial cuidar das bilheteiras, recepcionistas e até mesmo criar espaços para doações do público.

Embora o jogo tenha uma história e demandas específicas, Two Point Museum transmite uma sensação de mundo aberto, permitindo que o jogador defina suas próprias prioridades. Conforme os objetivos do museu são cumpridos, os desafios aumentam e é necessário formar equipes para explorar novos locais e trazer itens para exposição. Esse processo envolve helicópteros e um heliponto integrado ao museu.

Você sempre irá atualizar seu museu com expedições trazendo artefatos para sua coleção – Giuliano Peccilli

Vale destacar a possibilidade de criar museus temáticos, abrangendo as áreas de Pré-História, Vida Marinha, Sobrenatural, Ciência e Espaço, além de Botânica. O jogo também oferece cinco mapas de expedição, permitindo a visita a mais de 100 locais para coleta de itens.

Um detalhe curioso é que, conforme novos itens chegam ao museu, é possível escolher entre armazená-los no inventário ou exibi-los imediatamente. Por exemplo, esqueletos de dinossauros podem ser expostos mesmo incompletos e ir sendo montados aos poucos, garantindo renda desde o início.

Você também irá comandar as expedições para o seu museu – Giuliano Peccilli

Com o crescimento do museu, diferentes públicos passarão a frequentá-lo, incluindo crianças, góticos e cientistas, entre outros. Entretanto, a popularidade também atrai indivíduos com intenções duvidosas. Parte dos desafios do jogo envolve instalar câmeras de segurança, contratar seguranças e evitar que o museu seja alvo de roubos.

No fim das contas, Two Point Museum segue a tradição da franquia ao oferecer um simulador divertido e viciante, combinando gestão estratégica com humor característico. Se você gostou dos títulos anteriores da Two Point Studios, o Two Point Museum é meio que obrigatório você ter em sua coleção.

Jogabilidade

Na tela do Steam Deck – Giuliano Peccilli

Sendo um jogo que nasceu para computador, é sempre curioso observar como a transição funciona para consoles de mesa e portáteis. Com três jogabilidades bastante distintas e experiências completamente diferentes, vou compartilhar como foi jogar no Steam Deck.

Inicialmente, joguei no Steam Deck de forma portátil e descobri que todas as opções na tela são touch, o que facilita explorar o museu e montar os itens com o menu acessível a um simples toque. A experiência me agradou muito e trouxe uma sensação similar ao que seria jogar no Nintendo Switch.

Além desse modo, Two Point Museum está bem adaptado aos botões do console. Você pode acessar o menu com Y, trocar itens com o direcional e completar ações também com Y, o que flui muito bem. Quando um item tem várias fileiras, é possível alternar entre elas com L2/R2, tornando a jogabilidade bastante agradável apenas com os botões do console.

Por fim, joguei com teclado e mouse, o que talvez tenha sido a experiência mais completa. Escolhendo itens com o mouse e podendo mirar em qualquer área, objeto ou funcionário com precisão, o jogo se transforma em algo completamente diferente quando jogado dessa forma. Two Point Museum carrega a essência de um jogo para computador, então não é surpresa que, dos três tipos de jogabilidade, esse tenha sido o meu favorito até agora.

Localização para o português

Um dos pontos positivos de Two Point Museum é sua localização para o português brasileiro. Com legendas e todo o menu adaptado para o nosso idioma, a experiência se torna mais acessível e agradável.

Sendo um simulador de museus, não espere uma localização com gírias ou algo próximo de outros jogos da SEGA, como a série Yakuza. Aqui, o português é formal e usado no ambiente de trabalho, o que se espera deste tipo de ambiente e torna a experiência ainda mais imersiva.

Opinião

Ao trazer um simulador de museus, Two Point Museum não é do tipo de jogo que se joga rapidamente ou com um tempo pré-determinado. Mesmo que seja necessário lidar com desafios como folha de pagamento dos funcionários, lucro do museu e atratividade para o público, ele ainda é um jogo que permite relaxar enquanto você gerencia sua instituição.

Com total liberdade para moldar o museu como quiser, você pode expandir, reduzir e reorganizar os espaços como achar melhor. Muitas vezes, será necessário contratar novos funcionários e avaliar se aquele profissional é o mais indicado para o seu negócio. Além disso, é possível monitorar a satisfação dos funcionários, podendo aumentar seus salários ou até mesmo dispensá-los caso não estejam felizes.

As expedições também exigem atenção, pois sua equipe pode se machucar ao tentar resgatar itens valiosos para o museu. Assim, parte da experiência de Two Point Museum envolve o cuidado com a equipe. E posso garantir: depois de jogar, você sairá um chefe muito melhor.

Apesar de ser um jogo voltado para diversão, Two Point Museum sempre traz notificações sobre a saúde financeira do museu, exigindo decisões rápidas para mantê-lo nos trilhos.

Sobre a experiência no Steam Deck, é perceptível que Two Point Museum foi pensado para rodar bem no portátil. No entanto, devo admitir que achei mais agradável jogar na televisão do que na tela do próprio console. Os textos me pareceram levemente pequenos no modo portátil, e a experiência foi mais confortável jogando com um controle de PlayStation 5 e na tela da TV. Mas é importante ressaltar que não senti diferença na qualidade entre os dois modos—foi apenas uma questão de conforto visual.

Além disso, em alguns momentos, me perdi ao usar o mouse, mas devo admitir que isso foi mais um erro do jogador do que do jogo. Por não estar tão acostumado com o gênero, me atrapalhei inicialmente para me localizar, mas, depois que aprendi os comandos, a jogabilidade se tornou muito mais fluida e intuitiva.

Como jogador, posso dizer que Two Point Museum oferece infinitas possibilidades e é um daqueles títulos perfeitos para jogar quando você precisa relaxar e deixar de lado a correria do dia a dia. Sem dúvida, uma grata surpresa da SEGA para este ano.

Nota: 4 (de 5)

Two Point Museum

Datas de Lançamento e Plataformas

Lançamento oficial: 4 de março de 2025

Acesso antecipado: 27 de fevereiro de 2025

Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S (físico apenas no Reino Unido e Alemanha)

Compatibilidade com Steam Deck desde o lançamento

Idiomas Disponíveis

Legendas: Francês, Italiano, Espanhol, Polonês, Turco, Coreano, Português Brasileiro

Dublagem: Inglês, Alemão, Chinês, Japonês

Agradecimentos a SEGA que nos forneceu o jogo para PC (Steam) para análise deste conteúdo.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

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