O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo exibe, na edição de março do Ciclo de Cinema e Psicanálise, o filme Virgínia e Adelaide, que retrata as origens da psicanálise no Brasil. A sessão ocorre no dia 11 de março, terça-feira, às 19h, com entrada gratuita. Após a exibição, um bate-papo com os diretores Jorge Furtado e Yasmin Thainá, além da psicanalista Dora Tognolli, promete aprofundar a discussão sobre a história e o impacto das personagens retratadas. A mediação será de Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Virgínia e Adelaide – Sinopse e Contexto
Dirigido por Jorge Furtado e Yasmin Thainá, Virgínia e Adelaide (Brasil, 2024, 96 min) apresenta a trajetória de Virgínia Bicudo, a primeira psicanalista negra brasileira, e Adelaide Koch, psicanalista judia que fugiu do nazismo para o Brasil. Elas se conheceram em 1937, durante o período do Estado Novo de Getúlio Vargas, construindo uma relação que evoluiu de médica e paciente para uma parceria profissional e amizade duradoura. O longa explora os desafios enfrentados por ambas e a consolidação da psicanálise no Brasil.
A produção é da Casa de Cinema de Porto Alegre, com coprodução da Globo Filmes e GloboNews, distribuída pela H2O Films.
Convidados do Evento
- Yasmin Thainá – Diretora e roteirista de filmes e séries, como Amar é para os Fortes e Toda Família Tem. Seu curta Kbela venceu o prêmio de melhor curta-metragem da diáspora africana na Academia Africana de Cinema.
- Jorge Furtado – Cineasta, roteirista e cofundador da Casa de Cinema de Porto Alegre. Dirigiu O Homem que Copiava, Lisbela e o Prisioneiro e Meu Tio Matou um Cara.
- Dora Tognolli – Psicanalista e membro da SBPSP, coordenadora da Comissão Virgínia Bicudo.
A mediação será conduzida por Luciana Saddi, psicanalista, escritora e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise.
Transmissão ao Vivo no YouTube
Em 2025, o Ciclo de Cinema e Psicanálise do MIS amplia seu alcance com transmissão ao vivo do bate-papo pós-sessão pelo canal oficial do MIS no YouTube, em parceria com a O2 Filmes.
Ciclo de Cinema e Psicanálise – Virgínia e Adelaide
Data: 11 de março, às 19h
Local: Auditório MIS – Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP
Ingressos: Gratuitos (retirada com 1h de antecedência na bilheteria)
Classificação: 12 anos
A sessão de Virgínia e Adelaide no MIS é uma oportunidade única para explorar a história da psicanálise no Brasil, com reflexões sobre memória, resistência e conhecimento. Não perca!