O Governo de São Paulo vai levar até 20 empresas paulistas para os icônicos festivais de cinema e publicidade de Cannes, na França, fortalecendo o setor audiovisual brasileiro no cenário global. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site da InvestSP até 13 de abril para o Festival de Cinema e 16 de maio para o Cannes Lions.
A iniciativa faz parte do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas em parceria com a InvestSP, que busca impulsionar negócios, atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a economia criativa paulista.
Apoio financeiro e networking
O CreativeSP oferece um reembolso de até US$ 3 mil para cobrir 50% das despesas elegíveis das empresas selecionadas. Além do suporte financeiro, o programa inclui eventos de networking, consultoria especializada e acompanhamento pós-evento para maximizar oportunidades de negócio.
“Levar empresas paulistas para Cannes é estratégico para consolidar São Paulo no mercado global da indústria criativa. Mais do que novos negócios, queremos criar um ambiente de aprendizado e conexões que atraiam investimentos e gerem empregos”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado.
São Paulo em destaque nos maiores festivais do mundo
O Cannes Lions, maior festival de criatividade, marketing e comunicação do mundo, acontece de 16 a 20 de junho. Em 2024, agências paulistas brilharam ao conquistar 90 dos 92 “Leões” atribuídos ao Brasil.
Já o Festival de Cinema de Cannes, entre 13 e 24 de maio de 2025, será a quarta participação do CreativeSP. O evento conta com o Marché du Film, um dos maiores mercados audiovisuais do mundo, reunindo 15 mil profissionais de 140 países e cerca de 4 mil filmes e projetos.
Expansão do CreativeSP e impacto no setor
As missões para Cannes encerram o cronograma do primeiro semestre do CreativeSP, que já levou 30 empresas paulistas ao Festival de Cinema de Berlim, ao South by Southwest e à Game Developers Conference. O edital das missões do segundo semestre será divulgado em breve no site da InvestSP.
Em 2024, o programa organizou nove missões empresariais, beneficiando 103 empresas da indústria criativa em eventos de inovação, tecnologia, entretenimento, cinema e literatura. Os negócios gerados pelo CreativeSP ultrapassaram R$ 725 milhões, além da criação de 6,4 mil empregos.