A 12ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) mostrou que o Brasil bateu um novo recorde: 82,8% da população joga games! Isso representa um aumento de 8,9 pontos percentuais em relação a 2024, consolidando ainda mais o país como um dos maiores mercados gamers do mundo. O estudo foi realizado pelo SX Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM, e entrevistou 6.282 pessoas entre janeiro e fevereiro de 2025.
Quem são os gamers brasileiros em 2025?
Se tem uma coisa que a PGB 2025 mostrou, é que os games fazem parte da rotina dos brasileiros! Nada menos que 88,8% dos entrevistados consideram os games uma das principais formas de entretenimento. E a galera da classe DE, que antes não era tão presente no mundo gamer, cresceu 20,3% no consumo de jogos digitais, mostrando que a inclusão nos games só aumenta.
O perfil gamer também está mudando:




- As mulheres representam 53,2% do público gamer (+2,3% em relação a 2024);
- Millennials (30 a 44 anos) são maioria, compondo 49,4% da amostragem;
- A classe média domina, com 44,4% dos jogadores;
- A classe A cresceu para 17,1% (+1,2% em relação a 2024);
- A classe DE subiu 12,8% e agora representa 20,3% da amostra;
- O smartphone continua liderando (40,8%), mas perdeu 8 pontos percentuais, enquanto os consoles cresceram 3 pontos (24,7%) e o PC aumentou 5,5 pontos (20,3%).
Jogos de sorte estão bombando!

Se tem um segmento que cresceu no Brasil, foi o dos jogos de sorte! Segundo a pesquisa, 38,2% dos entrevistados jogam esse tipo de game, com 39% apostando pelo menos uma vez por semana. E a grana gira solta: 89,9% dos jogadores de sorte investem dinheiro nesses games, com 34,6% gastando entre R$ 51 e R$ 200 por mês. A maior motivação? 43,9% querem ganhar dinheiro, enquanto 29% jogam para relaxar.
Guilherme Camargo, CEO do SX Group, explica que a ascensão de jogos como o Jogo do Tigrinho reflete um público engajado, movido por fatores financeiros, emocionais e sociais. Mas Carlos Silva, CEO da Go Gamers, faz uma distinção: “Os jogos digitais envolvem narrativa, personagens e experiências imersivas. Jogos de sorte são baseados na esperança de retorno financeiro, o que impacta diretamente a forma como são consumidos”.
A nova geração gamer: Pais e filhos jogando juntos!

Os pequenos da Geração Alpha (0 a 14 anos) estão cada vez mais conectados nos games. O console é a plataforma favorita dessa galera (38,3%), diferente das gerações mais velhas, que preferem smartphones. E os pais também estão embarcando nessa: “Os pais jogam com os filhos, criando uma cultura gamer dentro de casa”, comenta Mauro Berimbau, consultor da Go Gamers.
Quase metade das crianças (42,7%) joga online todos os dias, e 19,2% gastaram entre R$ 101 e R$ 300 em games no último ano. O futuro dos games no Brasil já está garantido!
O que esperar do futuro do mercado de games?

Com recordes de adesão, crescimento das classes econômicas e a expansão de novas tendências, a PGB 2025 confirma que o Brasil é um dos mercados mais quentes para a indústria gamer. E a tendência é só crescer!