domingo, abril 20, 2025
spot_img

Cine Concerto Central do Brasil chega a São Paulo em abril com apresentação inédita

No dia 11 de abril, o Teatro B32, em São Paulo, será palco de uma experiência cinematográfica única: o Cine Concerto Central do Brasil. O clássico de Walter Salles ganha uma nova dimensão com sua trilha sonora sendo executada ao vivo por uma orquestra, proporcionando ao público uma imersão profunda na narrativa e na emoção do filme. Com a participação especial dos compositores originais, Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum, o evento se torna imperdível para os apaixonados por cinema e música.

Uma experiência inovadora no cinema nacional

Idealizado pelo diretor e produtor musical Anselmo Mancini, o Cine Concerto Central do Brasil é o primeiro espetáculo deste formato no Brasil a partir de um filme sonoro nacional. O projeto utiliza um avançado sistema de sincronização, garantindo que músicos e maestro acompanhem a projeção com precisão absoluta. Esse diferencial valoriza a trilha sonora do longa e proporciona uma experiência imersiva que ressignifica a relação entre cinema e música ao vivo.

Com reconhecimento dentro e fora do país, o projeto recebeu convites para festivais internacionais, como o MATE Festival 2024, em Portugal, e o LABRFF 2025, em Los Angeles. Além disso, faz parte da programação cultural do Ano Brasil-França 2025, com apresentações e masterclasses em Paris.

O impacto da música no cinema

Para Anselmo Mancini, a música é essencial na narrativa cinematográfica. Ele explica que “exibições de cinema com música ao vivo se consolidam como uma das mais inovadoras formas de apreciação cinematográfica”. O cine concerto permite que o público reviva as emoções de um filme clássico sob uma nova perspectiva, encantando tanto fãs de longa data quanto novas gerações.

A trajetória de Anselmo Mancini

Com mais de 25 anos de experiência, Anselmo Mancini é um dos principais nomes da direção e produção musical no Brasil. Doutor e mestre em Audiovisual, além de bacharel em Composição Musical pela Universidade de São Paulo (USP), ele combina conhecimento técnico e criatividade para criar experiências musicais inovadoras. Seu trabalho já foi premiado em festivais internacionais nos EUA, Itália, Holanda, Canadá e Alemanha, e concorreu com compositores renomados como Jonny Greenwood, do Radiohead.

Em 2025, colaborou com Antonio Pinto na trilha do documentário Luca – Seeing Red, de Manish Pandey (Senna), e orquestrou a música de Pinto para Kenny, de Asif Kapadia (Amy). Como diretor artístico da ALMAI-SP (Associação Livre de Música e Artes de São Paulo), lidera projetos inovadores como Pedro e o Lobo-Guará: Um Concerto Didático Brasileiro, apresentado em espaços icônicos como a Sala São Paulo e o SESC.

Sua pesquisa acadêmica também se destaca: em 2024, sua análise sobre a música de Villa-Lobos para O Descobrimento do Brasil (1937) foi publicada pela The Routledge Companion. Além disso, foi finalista do Transatlantyk Instant Composition Contest, na Polônia, avaliado por um júri composto por vencedores do Oscar.

Ficha Técnica

Regência: Alexey Kurkdjian

Composição e piano: Antonio Pinto

Composição e violoncelo: Jaques Morelenbaum

Concepção e Direção Musical: Anselmo Mancini

Cine Concerto Central do Brasil

Data e horário: 11 de abril, sexta-feira, às 21h

Local: Teatro B32 – Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

Ingressos: A partir de R$ 50, disponíveis em teatrob32.com.br/cine-concerto

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também