O Museu do Ipiranga apresenta uma programação especial em abril que coloca as narrativas indígenas no centro do debate. Com visitas mediadas, estreia de documentário guarani, debate com cineastas e um encontro sobre conservação de obras históricas, o mês convida o público a refletir sobre como os povos originários foram representados – e muitas vezes apagados – na história oficial.
Representações indígenas nas obras do Museu do Ipiranga

Autor: BERNARDELLI, HENRIQUE
Data: 1925

Ao longo de abril, o público poderá participar de visitas mediadas que exploram obras do acervo do Museu Paulista, como Cacique Tibiriçá e Neto (1932), de José Wasth Rodrigues, e Ciclo da Caça ao Índio (1922), de Henrique Bernardelli. A proposta é analisar essas imagens criticamente, discutindo como a arte moldou a percepção dos povos indígenas no Brasil.
As visitas acontecem em duas versões: em português (dias 5, 6, 12, 19 e 26/04, às 14h) e em Libras (dias 6, 9, 16, 23 e 30/04, às 15h). Não é necessário agendamento prévio.
Estreia do projeto Cinema no Museu com documentário guarani
No dia 5 de abril (sábado), às 15h, o museu estreia o projeto Cinema no Museu com a exibição do documentário Tava, a Casa de Pedra (2012), dirigido por Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Ariel Ortega Kuaray Poty. A produção, feita pela ONG Vídeo nas Aldeias, retrata as Ruínas das Missões Jesuíticas a partir da perspectiva do povo Guarani.
Após o filme, os diretores participam de um bate-papo com o público, mediado por David Ribeiro. O evento conta com acessibilidade total: o filme tem legenda e audiodescrição, e o debate terá intérprete de Libras. Mesmo com as inscrições antecipadas esgotadas, ainda é possível conseguir vagas remanescentes no local.
Ciência e arte no Encontro com a Pesquisa
Fechando a programação do mês, o Encontro com a Pesquisa de abril acontece no dia 26 (sábado), das 14h às 18h, no auditório do museu. A pesquisadora Isabela Ferreira Sodré apresenta os bastidores de sua investigação sobre as pinturas em aquarela e guache de José Wasth Rodrigues, revelando detalhes técnicos e os desafios de conservação das obras do artista.
A atividade é gratuita, com emissão de certificado, e as inscrições vão até o dia 21/04.
Entrada gratuita em 13 de abril

Graças à parceria com a Shell, o segundo domingo do mês (13/04) terá entrada gratuita para todas as exposições do museu. A gratuidade também é válida às quartas-feiras e no primeiro domingo de cada mês. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do local.
Informações úteis
📍 Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga, São Paulo – SP
🕒 Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (última entrada: 16h)
🎟️ Ingresso: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia) | Gratuito às quartas, primeiro domingo do mês e 13/04
🚇 Metrô mais próximo: Sacomã, Alto do Ipiranga ou Santos-Imigrantes
🚲 Bicicletário: disponível nos portões das ruas Xavier de Almeida e Patriotas
♿ Acessibilidade: disponível em todos os pavimentos e atividades
Mais informações: museudoipiranga.org.br