sábado, abril 19, 2025
spot_img

Banco do Brasil abre edital de R$ 120 milhões para projetos culturais em cinco capitais brasileiras

O Banco do Brasil anunciou a abertura do Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) 2026-2027, que vai destinar R$ 120 milhões à seleção de projetos culturais para compor a programação das cinco unidades do CCBB: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e, pela primeira vez, Salvador.

O edital representa um aumento de 20% em relação à edição anterior, refletindo o compromisso da instituição em expandir e diversificar os projetos culturais apoiados. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e busca valorizar expressões artísticas de diferentes regiões do país, promovendo a descentralização do acesso à cultura.

Capacitação e democratização do acesso

Uma das novidades desta edição é a realização de cursos presenciais de capacitação para produtores culturais, que ocorrerão em diferentes estados. Os encontros terão duração de um dia e abordarão temas como a inscrição no edital, o funcionamento da Lei Rouanet e o processo de aprovação de projetos junto ao MinC. O objetivo é ampliar a participação de produtores de todos os portes e regiões, promovendo maior diversidade na seleção.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância da ação. Segundo ela, o edital “transforma a realidade dos profissionais da cultura” e cumpre o objetivo de tornar a Lei Rouanet mais acessível à população. “O Brasil tem um contingente enorme de pessoas fazendo arte, e quando uma instituição como o Banco do Brasil abre portas, cria oportunidades para o país inteiro”, afirmou.

Inclusão e transformação por meio da cultura

De acordo com a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, a nova edição do edital reforça o papel do CCBB como ferramenta de transformação social. “Queremos abrir espaço para iniciativas que proporcionem experiências significativas ao público. No último edital, quase metade dos projetos tratava de diversidade, inclusão e sustentabilidade”, afirmou.

As inscrições são gratuitas e vão até 26 de maio de 2025, pelo site www.bb.com.br/patrocinios. Podem participar pessoas jurídicas e físicas com projetos nas áreas de exposições, artes cênicas, música, cinema e ações de educação ou mediação cultural.

Seleção e incentivos fiscais

A seleção será feita por uma comissão interna do Banco do Brasil, com apoio de pareceristas externos. Os projetos serão avaliados com base em critérios como relevância temática, viabilidade técnica e financeira, adequação aos segmentos apoiados pelo banco e acessibilidade para o público.

O Banco do Brasil poderá utilizar os incentivos fiscais da Lei Rouanet, bem como outras legislações estaduais, distritais e municipais de fomento à cultura. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2025.

Mais informações sobre o edital, os cursos de capacitação e tutoriais em vídeo estarão disponíveis no site oficial e no canal do banco no YouTube.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também