No Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, a última semana da mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo reúne obras que ultrapassam fronteiras e gêneros, promovendo um mergulho visceral no cinema de horror feito por mulheres. Com entrada gratuita e sessões acessíveis em algumas exibições, a programação se encerra na segunda-feira, 21 de abril, celebrando com intensidade o poder criativo das diretoras do terror.
Horror sem limites: Japão, Austrália e França
Na quarta-feira, 16, o cinema japonês abre os trabalhos com Organ: Sem Limites para o Horror (1996), de Kei Fujiwara. O longa cult, conhecido por sua estética perturbadora, convida o público a enfrentar os horrores que habitam corpo e mente. Já na quinta-feira, 17, o terror psicológico australiano se faz presente com O Pesadelo de Celia (1989), de Ann Turner, que transforma a infância em um labirinto de descobertas sombrias e sensibilidade inquietante.
Na sexta-feira, 18, o cinema francês marca presença com Desejo e Obsessão (2001), de Claire Denis, um exercício de horror erótico que mistura poesia e violência emocional. O filme será exibido às 18h10, logo após Sem Seu Sangue (2020), da brasileira Alice Furtado, que às 16h conduz o espectador por uma jornada sensorial onde juventude e luto se entrelaçam em um universo entre o realismo mágico e o macabro.
Brasil em foco: musical mórbido e crítica social
No sábado, 19, duas produções ampliam a presença brasileira na mostra. Às 16h, Sinfonia da Necrópole (2016), de Juliana Rojas, transforma um cemitério de São Paulo em palco de uma inusitada comédia musical com toques de horror — e com audiodescrição disponível. Na sequência, Um Jantar Sangrento (1987), de Jackie Kong, traz uma explosiva mistura de gore e humor ácido, zombando da obsessão norte-americana pelo consumo em uma sátira de digestão difícil e divertida.
No domingo, 20, Medusa (2023), de Anita Rocha da Silveira, revisita o mito grego para denunciar a violência moral e física imposta às mulheres no Brasil contemporâneo. Com exibição às 16h e acessibilidade garantida, o longa ecoa com força entre gritos contidos e explosões viscerais de revolta.
Clássico encerra a mostra com chave sombria
A despedida da mostra acontece na segunda-feira, 21, às 18h10, com o icônico O Cemitério Maldito (1989), dirigido por Mary Lambert. Baseado no romance de Stephen King, o filme explora os abismos do luto e da morte em uma narrativa que marcou o cinema de horror dos anos 80 — e que continua assombrando espectadores até hoje.
A mostra Mestras do Macabro confirma o talento, a ousadia e a diversidade estética das mulheres que moldam o horror mundial. Seja no sangue derramado, nos silêncios tensos ou nas críticas afiadas, cada filme desta última semana revela como o terror também pode ser um gesto de resistência e invenção.
Confira a programação completa:
Semana 5
Dia 16 de abril – quarta-feira
18h – Organ: Sem Limites para o Horror (Organ). Japão, 1996. Direção: Kei Fujiwara. Duração: 104 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 17 de abril – quinta-feira
18h – O Pesadelo de Celia (Celia). Austrália, 1989. Direção: Ann Turner. Duração: 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 18 de abril – sexta-feira
16h – Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. Duração: 100 min. Classificação indicativa: 16 anos.
18h10 – Desejo e Obsessão (Trouble Every Day). França, 2001. Direção: Claire Denis. Duração: 97 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 19 de abril – sábado
16h – Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 12 anos. Sessão acessível: audiodescrição.
18h – Um Jantar Sangrento (Blood Diner). EUA, 1987. Direção: Jackie Kong. Duração: 88 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 20 de abril – domingo
16h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. Duração: 123 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: audiodescrição.
Dia 21 de abril – segunda-feira
18h10 – O Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 20 de março a 21 de abril
Ingressos: Gratuitos (disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteira do CCBB)
Classificação Indicativa: Conforme a programação
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: R$ 14 pelo período de 6 horas no estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (com traslado gratuito entre o estacionamento e o CCBB, das 12h às 21h)
Transporte Público: A 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Linhas de ônibus também param nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuitas, saindo da Rua da Consolação, 228, com parada também no metrô República. Das 12h às 21h.