quarta-feira, abril 23, 2025
spot_img

12.12: O Dia | Chega aos cinemas nesta quinta-feira (24) e confira 5 Motivos pra ver o filme

O cinema sul-coreano entrega mais uma produção de impacto com 12.12: O Dia, filme político e histórico que estreia nesta quinta-feira, 24 de abril, nos cinemas brasileiros pela Sato Company. Baseado em fatos reais, o longa revive um dos momentos mais turbulentos da história da Coreia do Sul: o golpe militar de 12 de dezembro de 1979.

Dirigido por Kim Sung-soo, o filme não só impressiona pela produção e elenco de peso, mas também faz um alerta poderoso sobre o presente, em tempos de tensão política global. Se você curte cinema coreano, dramas históricos e histórias com relevância atual, esse é um daqueles títulos que merecem ser vistos nas telonas. E a gente te dá 5 motivos pra isso!

A equipe do JWave assistiu o filme em janeiro a convite da própria Sato Company e você pode ler a crítica aqui.

1. É baseado em uma história real que ainda ecoa hoje

O longa recria os acontecimentos do golpe militar que tomou a Coreia do Sul após o assassinato do presidente Park Chung-hee. Essa é a primeira vez que esse episódio específico é tratado em um filme de ficção. O diretor Kim Sung-soo reconstrói a tensão política daquela noite gelada de 1979 com riqueza de detalhes e um roteiro que mistura história e ficção com intensidade.

2. O passado se conecta ao presente

Mesmo se passando há mais de 40 anos, 12.12: O Dia parece uma resposta direta ao cenário atual da Coreia do Sul. Em dezembro de 2024, o país viveu um episódio controverso com a decretação de uma nova lei marcial pelo então presidente Yoon Suk-yeol — o que reacendeu debates sobre o autoritarismo e o valor da democracia. O filme se torna ainda mais relevante ao mostrar como a história se repete quando não é lembrada.

3. Representante da Coreia no Oscar 2025

Além de ter sido a maior bilheteria da Coreia do Sul em 2023, o longa foi o escolhido para representar o país na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. Isso já diz muito sobre a qualidade técnica, narrativa e impacto cultural que a produção conquistou dentro e fora do país.

4. Direção que mistura memória pessoal e cinema político

Kim Sung-soo traz um olhar pessoal para o filme. Aos 19 anos, ele viveu os eventos retratados no longa e usa suas lembranças como ponto de partida para construir a narrativa. Com passagens por obras como Asura: The City of Madness e The Flu, o diretor já provou sua habilidade de unir tensão, drama e crítica social — e faz isso de novo aqui, com ainda mais intensidade.

5. Elenco forte e reconstrução fiel de época

O elenco inclui nomes como Hwang Jung-min, Jung Woo-sung, Lee Sung-min, Park Hae-joon e Jung Hae-in (de Love Next Door, da Netflix). As atuações dão peso e emoção à trama, enquanto o trabalho de ambientação impressiona. Locações como o Bunker B2 e as ruas de Seul foram recriadas com base em documentos, fotos da época e consultoria militar.

A partir desta quinta-feira, 24 de abril, o passado volta às telonas. Mas o que ele nos diz não está preso a 1979 está nas entrelinhas do presente.

12.12: O Dia

Classificação Indicativa: 12 anos

Direção: Kim Sung-soo

Elenco: Hwang Jung-min, Jung Woo-sung, Lee Sung-min, Park Hae-joon, Kim Sung-kyun

Produção: Hive Media Corp.

Produtor: Kim Won-kuk

Direção de Fotografia: Lee Mo-gae

Design de Produção: Jang Geun-young

Design de Figurino: Kwak Jung-ae

Duração: 141 minutos

Com estreia marcada para 24 de abril, 12.12: O Dia promete trazer aos cinemas brasileiros um relato intenso e emocionante de um dos momentos mais marcantes da história coreana.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também