Lispectorante | Renata Pinheiro transforma ruínas de Clarice Lispector em cinema fantástico com Marcélia Cartaxo

Renata Pinheiro retorna aos cinemas com Lispectorante, filme estrelado por Marcélia Cartaxo que estreia em 8 de maio com distribuição da Embaúba Filmes. Depois de Carro Rei e Amor, Plástico e Barulho, a diretora pernambucana aposta em um longa repleto de lirismo, mistério e fantasia ao mergulhar na jornada de uma mulher madura que reencontra a vida a partir das ruínas da casa onde morou Clarice Lispector.

Um encontro entre literatura e cinema

Apesar do nome que remete diretamente à autora de A Paixão Segundo G.H., Lispectorante não adapta nenhuma obra específica de Clarice Lispector. O filme nasce de uma inspiração inesperada: uma fresta nos escombros da antiga casa da escritora, vista por Renata Pinheiro e o roteirista Sérgio Oliveira no centro do Recife. Foi por aquela abertura — quase mágica — que surgiu a ideia de contar a história de Glória Hartman, uma mulher em crise que reencontra a fantasia, o desejo e o impulso de viver ao olhar por esse vão.

Marcélia Cartaxo vive nova protagonista inesquecível

Na pele da protagonista Glória, Marcélia Cartaxo entrega mais uma atuação marcante. Após viver Macabéa em A Hora da Estrela, a atriz volta a dialogar com o universo lispectoriano em outro momento de delicadeza e transformação. Glória está sem dinheiro, sem rumo e emocionalmente abalada. Mas tudo muda quando ela volta à sua cidade natal e encontra, nos escombros de uma casa abandonada, vislumbres de outro mundo.

Lispectorante mistura realismo e fantasia para refletir sobre o feminino, a memória e o tempo. É cinema que se constrói a partir do invisível, do que está por trás das paredes físicas e emocionais.

Elenco forte e linguagem autoral

Além de Cartaxo, o elenco conta com nomes como Pedro Wagner, Grace Passô, Clara Pinheiro, Gheuza e Karina Buhr. O roteiro assinado por Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira ganha vida com a fotografia de Wilssa Esser, a direção de arte de Joana Claude e Ananias de Caldas, e a montagem feita pela própria diretora ao lado de Quentin Delaroche.

Com uma linguagem visual poética e uma trilha de descobertas íntimas, o filme caminha entre o real e o imaginado, costurando um retrato poderoso da mulher que se reinventa mesmo em meio ao colapso.

Trailer

Renata Pinheiro acerta em cheio mais uma vez

Lispectorante reforça o cinema autoral de Renata Pinheiro, que mais uma vez coloca personagens femininas no centro da narrativa, com sensibilidade e coragem estética. O filme estreia no dia 8 de maio nos cinemas brasileiros e promete emocionar quem acompanha a carreira da diretora e também quem se deixa tocar pelo cinema sensorial e profundamente brasileiro.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas