Muitas das características gráficas do mangá são, na verdade, a digestão de outros estilos e soluções já encontrados anteriormente na História da Arte, misturados às narrativa japonesa. É bastante interessante, para qualquer artista, conhecer as influências das suas influências, os ídolos dos seus ídolos. Assim é possível encontrar um estilo pessoal, e desenhar com mais personalidade!
Uma das maiores influências dentro do mangá shoujô, é a Art Nouveau. Poucos sabem, mas mangakás, principalmente da década de 70 e 80, recuperaram características desse movimento artístico que começou em 1890, principalmente o trabalho de Alphonse Mucha.
O seu trabalho era utilizado, principalmente, nos famosos pôsteres franceses de divulgação de peças de teatro e óperas e ainda dentro da publicidade (em rótulos de chocolate, açúcar, chás, doces e até tabaco).
As suas soluções sintéticas para os elementos do rosto, a transformação do cabelo em um elemento gráfico, a suavização do sombreamento e ainda a sua paleta leve, foram características recuperadas por muitas artista de mangás como “Oh My Goddess!”e “Sakura Card Captors.
Nas próximas semanas vamos continuar conversando sobre outros artistas clássicos que influênciaram a estética do mangá e das histórias em quadrinhos.
Você tem dúvidas sobre carreira, portifólio, profissão de ilustrador, ou mesmo sobre os seus desenhos? Mande um email para mim ([email protected]), e talvez suas dúvidas sejam respondidas aqui, em uma das próximas colunas!
Um abraço!
Pow legal !! gostei dessa Art Nouveau 😀
Muito legal. Eu já conhecia bem o Art Nuveau, mas nunca suspeitei que ele havia influenciado o Shoujo.
ae caio, cê eh a kra do Harry Potter, hein, ou seja, mó gatinho!!!! fiufiufiu e ainda é inteligente e artista….o.O
sempre gostei de art nouveau, o grupo Clamp o utiliza demais, e eu sou delas. eu desenho mas ainda não estou nesse nível T.T
vlw pela matéria, realmente interessante.
Excelente matéria. Já havia reparado na influência de Mucha em CCS, e em parte foi isso que me fez interessar mais pelo artista e art nouveau em geral. 🙂
Excelente post!! Eu não fazia ideia que o shoujô tinha essa influência
massa