Aaaaaah muleque, a JMangá ta na área e se derrubar é pênalti!
Nesta edição irei falar sobre o relançamento de Yu Yu Hakusho pela Editora JBC cujo lançamento ocorreu em uma festa ao moldes de Sailor Moon.
Agradecemos a JBC que gentilmente nos enviou o mangá para a analise.
Vamos lá?!
A História
Ô diabo! Serio mesmo que vocês não conhecem a história de Yu Yu Hakusho?! Ô seu trapizomba, se liga ai então…
Yusuke Urameshi, um delinquente e mau aluno, salva uma menina de um atropelamento mas acaba morrendo no acidente. Porém, a morte do garoto é uma surpresa até mesmo para os seres que habitam o Mundo Espiritual. A Yusuke, então, é dada uma nova chance: o garoto poderia escolher entre permanecer morto ou ressuscitar. Por ser anti social e maloqueiro, Yusuke imagina que nem ele nem o mundo vão perder nada se continuar morto. Mas ele muda de ideia ao ver seu próprio velório e percebe que pessoas queridas estão sentindo sua falta. O garoto decide cumprir o teste para ressurreição.
Formato
O formato é o padrão da JBC, o 13,5 x 20,5 cm, aquele maiorzinho. O mangá não tem páginas coloridas nem impressão nas capas internas. A publicação segue o mesmo formato de Rurouni Kenshin. O preço ficou em R$14,90.
Tradução e Adaptação
Em Yu Yu Hakusho tivemos um caso diferenciado de tradução. Foi utilizada a versão “bruta” da tradução da edição anterior feita pelo Arnaldo Massato Oka, Porém para a republicação, optou-se por tentar aproximar-se do texto japonês mas sem perder o bom humor que é marca registrada da dublagem de Yu Yu Hakusho. Ou seja, nesta nova edição vemos o Yusuke falando palavrão e ao mesmo tempo fazendo piadinhas e usando gírias brasileiras. O que não desabona de forma alguma o texto, muito pelo contrario, deixa ele mais leve e fluido parecendo a linguagem falada.
Outras Considerações
Gostaria de falar sobre duas coisas em especifico. Uma é o logo da edição que ficou realmente muito bonito. Fazia tempo que um logo não chamava tanto a minha atenção. Eu tenho a tendencia de sentir falta dos kanjis/hiragana do nome original, porém desta vez não se faz necessário. Deixo aqui o meu sincero parabéns ao setor de design da Editora JBC. Agora vou falar de uma coisa que me incomodou, o fundo branco. Não por ser branco e não preto como na edição japonesa mas sim por ficar um vazio. Com o mangá em mãos, a impressão de vazio diminuiu bastante, principalmente devido a imagem da contra capa dar maior destaque ao Yusuke com uma calcinha na cabeça.
Considerações finais
Mais um titulo que a Editora JBC relança com muito carinho e esmero. O acabamento é o já conhecido das outras republicações porem o carinho com o texto é algo fora de série. A edição pode não ser ainda a versão definitiva mas mesmo assim já dá mata a saudade da aventuras de Yusuke e sua turma. Dito isso, a nota para a nova edição de Yu Yu Hakusho é…
Me enche os olhos ver um importante título sendo bem tratado. Gostaria de ver o mesmo tratamento sendo dado a um mangá que foi tão importante para editora e para o mercado nacional de mangás: Video Girl Ai.
Gostou da edição? Quer concorrer a 5 edições de Yu Yu Hakusho? Ouça o JWave Indica #4 e saiba como concorrer ao primeiro volume do mangá!
Agora que finalizamos mais uma edição da JMangá, convido a todos para tomar uns bons drinks…. porem eu não sou chegado em bebida alcoólica, prefiro um suco de laranja.
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/playlists/55900077?secret_token=s-W9An6″ params=”color=ff0000&auto_play=true&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]
Que legal , tomara que tenha esse quadro em todo podcast, muito bom as musicas Yu Yu Hakusho.
ainda sonho com yu yu em versão deluxe ,e só agora percebi que era uma calcinha na cabeça do yusuke pra mim sempre foi uma coroa,kkk