Essa é uma série que sempre quis postar aqui. e agora, aproveitando que imagens do vindouro filme pipocando pela net,resolvi aproveitar. Então com vocês : As aventuras de Tintim.
Ao longo de 23 álbuns e meio (Hergé morreu deixando o 24º incompleto) acompanhamos
as aventuras do repórter investigativo/aventureiro (e tudo mais que possa imaginar) Tintim que percorre o mundo resolvendo mistérios e enfrentando organizações criminosas Sempre acompanhado pelo seu cachorro Milú.
Ao longo das histórias, Tintim vai fazendo amigos que o ajudam em suas peripércias sendo o mais importante (e o meu preferido) o Capitão Haddock que era capitão de um Navio que era usado como ponto de contrabando pelo resto da tripulação.Após Tintim desmascarar os bandidos o Capitão acaba ficando amigo do rapaz e ambos se tornam uma dupla inseparável. A maior característica do Capitão Haddock é seu temperamento explosivo que o faz gritar pra quem quiser ouvir seu bordão clássico “Com mil Milhões de raios e trovões!”
Dupond e Dupont são dois irmãos detetives bem trapalhões que também ajudam Tintim vez por outra. Também merece citação o Prof Girassol,um cientista meio biruta que está sempre inventando alguma coisa que chama a atenção de bandidos dos quais o Tintim tem de livrá-lo.
Por falar nos bandidos,dentre a extensa galeria de vilões, destaca-se o Multimilionário Rastapopoulos.Completamente sem escrúpulos,o Grego não poupa grana para conseguir riquezas maiores nem que precise matar pra isso. Seu aliado mais recorrente é o mercenário Allan Thompsom. Tompsom é inclusive o chefe da quadrilha que usava o navio do Capitão Haddock como ponto de contrabando.
Em 1961 tivemos inclusive um filme com atores do “Tintim e o mistério do Tosão de Ouro” e “Tintim e as laranjas Azuis” ambos com Jean-Pierre Talbot no papel título.
Em 1958 a primeira série animada para TV com o personagem foi lançada: “As aventuras de Tintim por Hergé” teve 104 episódio de 5 minutos cada um. Pelo que andei pesquisando as histórias não eram lá muito fiéis às originais Somente 33 anos depois o personagem ganharia outra série animada e assim chegamos às…
Em 1991 as empresas Ellipese Programé e Nelvana, produziram a série mais famosa (pelo menos aqui no Brasil) do personagem Intitulada simplesmente de “As aventuras de Tintin” a série trazia todo o clima de aventura que caracterizava o personagem.Chegou no Brasil pela TV Cultura(na época em que ela ainda exibia coisa que prestava). além da trilha sonora que era ótima, a série chamava a atenção pelo excelente trabalho de dublagem em especial do ótimo Isaac Bardavid que trasmitia todo o temperamento digamos” peculiar” do Capitão Haddock. Oberdan Júnior também fez um bom trabalho com seu Tintin.
A série teve 39 episódios e teve várias das histórias dos álbuns adaptadas dessa vez com mais fidelidade,sendo a minha preferida a “Rumo à Lua. A série fez um relativo sucesso por aqui. Inclusive o box com 9 DVDs contendo a série completa foi lançado no Brasil um tempo atrás e esgotou,se tornando item de colecionador.
Até hoje As aventuras de Tintin continua passando no canal por assinatura HBO Family é realmente uma série imperdível.
Publicado originalmente pelo Macgaren no Clarim Diário