quinta-feira, novembro 14, 2024
spot_img

PUBG MOBILE | Conheça as mães por trás do eSports

Com a oportunidade de viver do esporte eletrônico, a cada dia é mais comum que jovens busquem transformar o hobby de jogar online em uma profissão. O crescimento do cenário competitivo do PUBG MOBILE, com as ligas profissionais e amadoras, que sempre tem grandes premiações e novos talentos. Karen “Khaya” Hayashida, analista oficial das transmissões do PUBG MOBILE, e Kauan “Federal” Milagres, atleta considerado o Melhor Jogador Mobile pelo Prêmio eSports Brasil 2022, são dois profissionais que hoje vivem do PUBG MOBILE e têm sua carreira apoiada por suas mães.

Marilu Hayashida, mãe de Khaya, já conhecia o eSports, mas não acompanhava. Nessa época, Khaya passava a maior parte do tempo estudando e jogando o PUBG MOBILE, acompanhando as competições. “Um dia ela falou que foi convidada para comentar, eu achei o máximo! Minha filha sendo comentarista de jogos, me enchi de orgulho. A Karen tem um caderno onde anota tudo que acha de importante de cada jogador, ela conhece os pontos fortes e fracos de cada um”, lembra Marilu.

Khaya começou no PUBG MOBILE em 2020, fazendo a análise no fim das partidas e comentando campeonatos. “Eu tento acompanhar tudo que ela está fazendo. Assisti a todos os jogos, apesar de não entender nada, mas eu sei que é minha filha que está ali e eu me orgulho muito do trabalho dela! Falo e mando link dos jogos para todos poderem ver o quanto eu me orgulho!”, comenta a mãe da analista.

Khaya estreou profissionalmente na PUBG MOBILE World League, em 2020. Jogadora do battle royale, sempre teve seu caderno de anotações, gostava de montar as estratégias dos campeonatos que participava como jogadora para conseguir melhorar sua performance e a do time. Em uma conversa com um organizador de torneios, falou de suas análises e ele a incentivou a tentar na área, já que suas anotações eram muito boas e importantes para o jogo.

Marilu afirma que ser comentarista, analista e narrador são áreas difíceis, principalmente por precisar entender muito bem do jogo, além de todos os times e atletas que estão participando do campeonato.

Além dos interessados em viver do esporte eletrônico, Marilu aconselha as mães de jovens que sonham em trabalhar na área: “Apoiem seus filhos para que eles possam fazer o que decidiram com responsabilidade, que levem a coisa a sério e que saibam que eles sempre terão o carinho da mãe. A Karen sabe que eu me orgulho muito, mas muito mesmo dela, e eu sei que tudo que ela se propõe a fazer ela vai dar o melhor de si, e se alguma coisa não der certo ela pode contar com meu amor incondicional sempre!”, finaliza.

Kauan “Federal” Milagres, MVP da PUBG MOBILE Pro League Américas 2022 e vencedor da categoria Melhor Atleta de Mobile Games pelo Prêmio eSports Brasil 2022, além do apoio da mãe, conta com o apoio da madrinha e avó. O atleta começou cedo no PUBG MOBILE: após se mudar de cidade e parar de jogar futebol por problemas de saúde, investiu na carreira no battle royale e logo foi contratado por um time profissional. Angela, mãe de Kauan, teve o primeiro contato com o jogo como muitas mães, vendo o filho jogar o dia todo, sem entender do que se tratava. “Eu e meu marido percebemos que ele jogava de madrugada, escondido de nós. Ele chegava da escola e ficava só no quarto jogando e nem se alimentava direito. Um dia o pai dele chegou a desligar o Wi-Fi para que ele não utilizasse a internet, preocupado com a situação, pois não entendíamos o que estava realmente acontecendo”, conta Angela.

Com 15 anos, Kauan foi convidado a jogar profissionalmente. Angela conta que ficou apreensiva e preocupada, mas nunca pensou em fazê-lo desistir. “Com o tempo, percebi que isso era mais que só jogar. Foi quando ele, ainda com 15 anos, depois de adquirir um novo celular, começou a jogar na Loops eSports e teve o seu primeiro salário, se tornando um profissional”, lembra. “No primeiro momento, senti medo. Depois fui percebendo que era sério. Foi quando ele viajou pela primeira vez para jogar e participar de campeonato. Eu o acompanhei e fiquei com ele para conhecer o time e toda a equipe, em Florianópolis, por três meses.”

Foto/ Reprodução: Arquivo pessoal

Rosária, tia e madrinha de Federal, também apoiou e apoia até hoje o atleta, visto que a relação dos dois é muito forte, com Kauan considerando a madrinha como uma mãe. “Sempre estivemos juntos, desde o seu nascimento até que, com 12 anos, seus pais tiveram que se mudar para outro estado por motivo de trabalho. E foi muito difícil superar isso”, comenta a tia. “Antes de começar com os games, ele já recebia o apoio da família em outras áreas do esporte. E eu sempre o acompanhava nos jogos de futebol de campo, de quadra e na natação. Eu o apoiei (com games), presenteando-o com um tablet. E essa foi uma ferramenta que lhe proporcionou um resultado melhor do que apresentava antes, descobrindo depois que ele tinha um grande talento para o jogo. E, consciente de que esse apoio não seria só pelo tablet, mas sim, permanecer sempre ao seu lado.”

O cuidado e o apoio da mãe, madrinha e avó foram extremamente importantes para que Federal conseguisse seguir profissionalmente no PUBG MOBILE, resultando em grandes títulos e sendo um dos nomes mais conhecidos no cenário. “Fico muito feliz e orgulhosa em saber que o Federal, meu querido Kauan, é considerado um dos melhores jogadores do PUBG MOBILE da América Latina”, comenta Rosária. “Foi e ainda é muito emocionante vê-lo jogar, sendo destaque nos campeonatos! Quando ele recebeu o título de Melhor Jogador Mobile de 2022, foi uma sensação enorme, muita emoção! Sempre acreditei nele”, completa a mãe do jogador.

“Gostaria de dizer às mães que têm filhos que querem seguir essa carreira que possam confiar neles, incentivando-os, pois é maravilhoso saber que o seu filho está feliz e fazendo o que gosta!”, finaliza Angela.

Kauan “Federal” Milagres, o MVP da PUBG MOBILE Pro League Américas 2022 e vencedor da categoria de Melhor Atleta de Mobile Games no Prêmio eSports Brasil 2022, conta não apenas com o apoio de sua mãe, mas também de sua madrinha e avó. O atleta iniciou cedo no PUBG MOBILE: após se mudar de cidade e ter que parar de jogar futebol devido a problemas de saúde, decidiu investir na carreira do battle royale e logo foi contratado por uma equipe profissional.

Angela, mãe de Kauan, teve o primeiro contato com o jogo como muitas mães, observando o filho jogar o dia todo sem entender exatamente do que se tratava. “Meu marido e eu percebemos que ele jogava até altas horas, escondido de nós. Ele chegava da escola e se trancava no quarto, jogando sem se alimentar corretamente. Em certo momento, o pai dele chegou a desligar o Wi-Fi para evitar que ele usasse a internet, preocupados com a situação, já que não compreendíamos o que estava realmente acontecendo”, relata Angela.

Aos 15 anos, Kauan recebeu um convite para jogar profissionalmente. Angela confessa que ficou apreensiva e preocupada, mas nunca cogitou fazê-lo desistir. “Com o tempo, percebi que aquilo era mais do que apenas jogar. Foi quando, ainda aos 15 anos, após adquirir um novo celular, ele começou a jogar na Loops eSports e recebeu seu primeiro salário, tornando-se um profissional”, lembra ela. “No começo, senti medo. Mas aos poucos fui percebendo que era algo sério. Foi quando ele viajou pela primeira vez para jogar e participar de um campeonato. Eu o acompanhei e fiquei com ele em Florianópolis por três meses, conhecendo a equipe e toda a estrutura.”

Rosária, tia e madrinha de Federal, também tem apoiado o atleta desde o início, pois a relação entre os dois é muito forte, com Kauan considerando sua madrinha como uma mãe. “Sempre estivemos juntos, desde o nascimento dele até o momento em que, aos 12 anos, seus pais tiveram que se mudar para outro estado por motivos de trabalho. Foi muito difícil superar essa separação”, comenta a tia. “Antes mesmo de começar com os jogos, ele já recebia apoio da família em outras áreas do esporte. Eu sempre o acompanhava nos jogos de futebol de campo, futsal e natação. Eu o apoiei com os jogos, presenteando-o com um tablet. Essa foi uma ferramenta que lhe proporcionou resultados melhores do que os anteriores, e posteriormente descobrimos que ele tinha um grande talento para o jogo. E, ciente de que esse apoio não se resumia apenas ao tablet, eu sempre estive ao lado dele.”

O cuidado e o apoio da mãe, madrinha e avó foram extremamente importantes para que o Federal pudesse seguir uma carreira profissional no PUBG MOBILE, resultando em grandes conquistas e tornando-o um dos nomes mais conhecidos no cenário.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação