A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023 acabou de divulgar os principais destaques do painel “Marcas do Coração”, que traz informações atualizadas com base na 10ª edição desse estudo anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no Brasil. Nessa nova pesquisa, foram mapeadas mais de 500 marcas de 21 setores diferentes, incluindo duas categorias inéditas: produtos de cuidado e higiene, e produtos alimentícios.
O painel “Marcas do Coração” da PGB 2023 trouxe insights interessantes sobre o comportamento dos gamers brasileiros em relação à forma como as marcas se relacionam com esse universo. Por exemplo, para 80,2% dos adeptos de jogos eletrônicos no país, é importante que as marcas respeitem a cultura gamer, como seus gostos, forma de falar, agir, vestir e se expressar. Além disso, 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas precisam falar sobre games, independentemente de como ou onde a publicidade apareça.
A PGB 2023, desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, revela que 70,1% da população brasileira joga algum tipo de jogo eletrônico. A 10ª edição da pesquisa entrevistou 14.825 pessoas em todo o país, abrangendo 26 estados e o Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano.
“Analisamos as marcas mais conhecidas, utilizadas e a relação que elas constroem com o público gamer desde 2018, expandindo os segmentos abordados a cada nova edição. Neste ano, fomos além do ranqueamento das marcas, buscando entender como os gamers brasileiros se conectam com elas por meio de dados sobre comportamento e impacto em seu dia a dia”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.
É interessante ver como as marcas estão se adaptando e reconhecendo a importância da cultura gamer no Brasil. Essa pesquisa traz insights valiosos sobre o comportamento dos gamers e como eles se relacionam com as marcas que fazem parte do seu universo.
“O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, acrescenta Carlos Silva, sócio da Go Gamers.
o painel revelou alguns dados bem interessantes sobre como o público gamer brasileiro se relaciona com as marcas. Por exemplo, 69,6% dos gamers curtem quando as marcas aparecem dentro dos jogos, como em skins de avatares, equipamentos exclusivos e outros itens. E olha só, 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que fazem esse tipo de publicidade. Os números são um pouquinho maiores quando se trata de publicidade em eventos de jogos: 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, eventos relacionados a jogos e afins, e 66,5% preferem comprar dessas marcas.
Outra forma de publicidade que agrada bastante aos gamers brasileiros, com uma aprovação considerável, são as publicidades e/ou patrocínios em redes sociais (77,2% gostam), nas transmissões ao vivo (76,3%), em vídeos sobre jogos (74,2%) e em banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propaganda nesses formatos.
Agora, vamos dar uma olhada nas marcas mais populares? A PGB 2023 listou as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas em 10 setores diferentes pelo público de jogos eletrônicos no Brasil.
10 MARCAS MAIS POPULARES
1. BANCOS
Mais conhecida: Nubank (82%)
Mais utilizada: Nubank (55,6%)
2. CARTÕES DE CRÉDITO
Mais conhecida: Mastercard (86,5%)
Mais utilizada: Mastercard (71,2%)
3. CERVEJA
Mais conhecida: Brahma (85,3%)
Mais consumida: Heineken (51,6%)
4. COSMÉTICOS
Mais conhecida: O Boticário (85,5%)
Mais consumida: O Boticário (66,7%)
5. ENERGÉTICOS
Mais conhecida: Red Bull (82,8%)
Mais consumida: Red Bull (61,5%)
6. FOOD SERVICES
Mais conhecida: McDonalds (78,2%)
Mais utilizada: McDonalds (66,1%)
7. REFRIGERANTES
Mais conhecida: Coca-Cola (93,6%)
Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)
8. SNACKS SALGADOS
Mais conhecida: Doritos (74,3%)
Mais consumida: Doritos (54,6%)
9. SNACKS DOCES
Mais conhecida: Kit Kat (71,1%)
Mais consumida: Nestlé (56,3%)
10. VESTUÁRIO E ROUPAS
Mais conhecida: Nike (75,4%)
Mais utilizada: Nike (57,7%)