sábado, novembro 23, 2024
spot_img

BGS 23 | Brasil Game Show se reinventa e se consagra com a SEGA (Cobertura Geral)

Todos os anos, a Brasil Game Show retorna ao Expo Center Norte, trazendo novidades do mercado de games, além de ser uma forma de conectar os fãs com influencers, cosplayers e eSports.

Com a participação de diversas empresas de tecnologia, além de empresas de games e lojas, a edição deste ano da Brasil Game Show conseguiu equilibrar o lançamento de novos produtos com a apresentação de estandes nos quais os visitantes puderam ver de perto produtos de tecnologia que serão lançados nos próximos meses.

Apesar da ausência da Playstation e do Xbox, a Brasil Game Show se destacou pelo enorme estande da Sega, ao lado da Nintendo, trazendo seus respectivos mascotes em um lançamento tão próximo e relembrando um duelo que não era visto desde a era dos 16 bits, com ‘Sonic Superstars’ e ‘Super Mario Bros. Wonder’.

Na área de tecnologia, a Samsung surpreendeu com um estande que lembrava bastante o visual dos estandes do Playstation das edições passadas. Focado em apresentar seus produtos para o público gamer, a Samsung trouxe televisões Oled, monitores, além de reforçar que suas televisões já vêm com mais de mil jogos inclusos, numa parceria com o Xbox para o Game Pass rodar nativamente em suas televisões.

A LG também marcou presença no evento em um espaço menor, dedicado ao time Fluxo, além de apresentar os monitores UltraGear Oled.

No entanto, o que realmente roubou a atenção nesta edição foi a área com mais de 100 fliperamas da Game Station. Com uma variedade incrível de máquinas, o Game Station foi um dos lugares mais visitados da feira, equilibrando a presença de máquinas novas e antigas em seu espaço.

Com diversos palcos, uma área reservada para Meet & Greet e a presença de grandes marcas de tecnologia como AMD, Razer e Taiwan Excellence, o evento também contou com uma praça de alimentação impressionante.

Podemos afirmar que o evento estava muito completo, e apenas quem é fã de uma marca específica teria alguma reclamação, pois a organização preencheu todas as lacunas de forma excelente, tornando-o uma ótima opção para este ano.

SEGA

Se em um passado a empresa esteve ligada à história da brasileira Tectoy, a SEGA chegou a esta edição totalmente independente e focada em conquistar o público brasileiro. A empresa trouxe os títulos: Sonic Superstars, Persona 3 Reload, Persona 5 Tactica, Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, Like a Dragon: Infinite Wealth e ENDLESS Dungeon.

Com a Atlus em seu catálogo de empresas, a SEGA dividiu o estande em duas áreas, reforçando o apelo que Persona tem com os brasileiros. Além disso, todos os jogos testados no estande da SEGA terão suporte para o lançamento em português brasileiro, o que significa que todos os cinco títulos estarão disponíveis em nosso idioma.

Vale salientar que o estande ainda apresentava um cenário com armas remetendo aos jogos ‘Like a Dragon’ (anteriormente conhecido como Yakuza no ocidente). Além disso, o Sonic aparecia em alguns momentos para tirar fotos com o público durante o evento.

Nintendo

Se a SEGA já havia impressionado com seu tamanho, a Nintendo também não ficou para trás, com um estande enorme onde todos os cantos tinham um título da empresa. Diferente do que se esperava, a Nintendo destacou todas as suas franquias, trazendo diversos jogos antigos.

Mas a estrela da vez foi “Super Mario Bros. Wonder”. Com lançamento na semana seguinte, a Nintendo trouxe pela primeira vez ao país um jogo do Mario antes de seu lançamento comercial em todo o mundo, oferecendo uma oportunidade única aos visitantes.

Algo que chamou bastante a atenção foi a área dedicada a jogos produzidos no Brasil. Já tendo um espaço dedicado em edições anteriores, a Nintendo aumentou esse espaço este ano, apresentando muitos títulos.

A Ubisoft foi uma das grandes parceiras desta edição, dedicando o telão principal ao lançamento de Just Dance 2024, além de apresentar Prince of Persia The Lost Crown, que será lançado em janeiro do próximo ano.

Samsung

Ocupando o espaço deixado pela Playstation, a Samsung impressionou ao montar um estande com diversos produtos da empresa. O grande destaque foi a entrada da Samsung na competição das televisões Oled, algo que foi consolidado pela concorrente LG ao longo de muitos anos.

E se você é um gamer de computador, a Samsung também trouxe os monitores Odyssey Ark 2nd Gen e Odyssey Neo G9. Conhecidos de outros eventos internacionais, a Samsung os trouxe para o público brasileiro. Embora o preço não fosse muito convidativo, eram impressionantes e faziam qualquer um desejar levá-los para casa.

Taiwan Excellence

Chegando à BGS, o estande trouxe o cooler de resfriamento líquido T-Force GD360E SIREN All-in-One ARGB, a placa-mãe ASRock B660M Phantom Gaming 4 e o gabinete Thermaltake Core P3 TG Pro.

A empresa representou as marcas taiwanesas na Brasil Game Show, se destacando nesta edição. Além disso, proporcionou diversas interações com influencers e canais brasileiros, consolidando sua presença no mercado nacional.

TCL e o BGS Meet & Greet

Este ano, a empresa outrora conhecida como Semp Toshiba, a TCL, esteve presente no evento como patrocinadora do BGS Meet & Greet. Próxima dos estandes da Nuuvem e do Boticário Lab, a TCL também trouxe as TVs TCL Mini LED C845 para que alguns jogos fossem testados na área reservada para fila entre os artistas.

Essa área foi responsável pelo encontro de fãs com atrações internacionais, como Takashi Iizuka, criador do Sonic, Alexey Pajitnov, criador do Tetris, além de Naoki Yoshida e Koji Fox da Square Enix, isso sem contar o compositor Shota Nakama.

Game Station

Com 100 equipamentos diferentes, a variedade foi impressionante, desde simuladores até equipamentos de redemptions, fliperamas, pinballs e jogos retrôs. Entre as atrações, destacaram-se a mesa de Air Hockey produzida pela própria marca, o simulador multiplayer de tiro da franquia de xenomorfos Alien, o simulador de basquete Basketball Game On, o simulador de bicicleta Super Bike.

Algo que realmente chamava a atenção eram os dois simuladores de montanha-russa. Sendo as únicas opções pagas, as montanhas-russas ficavam em dois pontos da enorme praça do Game Station.

O Game Station esteve cheio o tempo todo e era realmente um momento de diversão, quando você queria descansar após andar pelo evento.

Razer

A marca representada no Brasil pela Multi também trouxe diversos produtos para o público gamer. Entre os destaques estava o lançamento do Razer Kitsune, um controle óptico arcade.

Além disso, os controles para consoles Wolverine V2 Pro e Wolverine V2 Chroma, os headsets Kaira Pro, Kaira Hyperspeed, Barracuda X PUBG, BlackShark V2 HyperSpeed e Kraken Kitty V2 Pro, bem como os mouses de última geração Cobra Pro e Viper V3 com tecnologia HyperSpeed e HyperPolling wireless também estavam presentes no espaço.

HyperX

Conhecida como uma das grandes marcas presentes na BGS, a HyperX repetiu sua presença pela décima edição consecutiva. A edição deste ano contou com convidados como Luiz Hygino e os embaixadores brasileiros da marca: Damiani, Liminha e Nyvi Estephan.

A empresa ainda trouxe com exclusividade a versão totalmente preta do headset HyperX Cloud III, conhecido por seu conforto extremo e experiência sonora imersiva, além da webcam HyperX Vision S, projetada para aprimorar a qualidade das transmissões e a criação de conteúdo, com um sensor Sony StarvisTM de 8 MP e amplo campo de visão de 90°.

Ubisoft

Construindo um espaço totalmente dedicado ao Assassins Creed Mirage, a Ubisoft montou uma área cheia de tendas em parceria com a Playstation, oferecendo aos visitantes a oportunidade de testar o jogo no console da Sony.

O espaço também trouxe um telão com novidades de jogos, como Avatar: Frontiers of Pandora.

Avenida Indie

Com 40 estúdios indies, a Brasil Game Show montou mais uma vez uma “avenida” com dois lados repletos de estandes.

Para ter uma ideia da importância da Avenida Indie dentro do evento, as empresas que estiveram no evento durante os 5 dias incluíram: Amazônia Viva, AOCA Games, Araplay, Bandsoft, Bitnamic, Capivara Prime, Combat Zone, Dango Games, Digital Hollywood, Dream Stories, Estudio Bolha, Gamer XP Arena, Good Dogs, Green Peace, Hermit Grab, Iamandu, Insane, Kaizaki, Kigurumi, Leonardo Interactive, Lumo, Médicos Sem Fronteira, O Culto, Orube, Paper Cut, Pepita, Quasares, QuByte, Red Studios, SculpByte, Sebrae RN, Senac SP, Shed Of Ideas, Skadi Studio, Sky falling, Stratera Studio, The Big Mark, Unhide, United Games, Vermillion, White Vortex e Xsolla.

Sonic Symphony e Video Game Orchestra

Com duas apresentações da Video Game Orchestra na quinta-feira e sexta-feira, além de uma homenagem ao aniversário do Sonic no sábado e domingo.

Assisti ao Sonic Symphony no domingo, que veio para celebrar o quão especial foi esta edição para o Sonic. Trazendo uma orquestra brasileira que deu orgulho ao talento nacional em reproduzir as músicas de Sonic, desde clássicos até o Sonic Frontier.

Além disso, Shota Nakama chamou Jun Senoue, um dos criadores do Sonic na trilha sonora. No palco, eles fizeram a diferença, num show que Shota chamou o público para ficar de pé e pular com cada música. Não era mais um show de música clássica, mas um show de rock em plena reta final do evento.

É uma experiência sem palavras que pelo segundo ano consecutivo tive o prazer de assistir no evento.

Sobre o Brasil Game Show 2023

É definitivamente impossível falar sobre tudo o que aconteceu na Brasil Game Show, mas o evento impressionou pela forma como se renova a cada ano. Não se limitando aos lançamentos de títulos ou aos times de eSports, o evento abraça as empresas indies, as empresas de tecnologia e um elenco de peso internacional. A presença da SEGA trouxe todo o peso que a empresa sempre teve fora do nosso país, agora numa colaboração com o próprio evento.

Sem uma competição de consoles com as rivais, a Nintendo brilhou sozinha com o Switch, destacando todo o poder que o personagem Mario tem no imaginário das pessoas.

Além de oferecer conforto ao público, com um espaço como o Expo Center Norte, não posso deixar de mencionar o suporte excepcional que a empresa dá aos jornalistas, com uma sala de imprensa que supera qualquer outra do universo geek. Oferecendo networking, internet, parcerias com empresas como a Monster e a Bauducco, áreas para entrevistas com convidados e até mesmo massagistas. É inegável o quanto os organizadores tratam bem os jornalistas presentes, e é impossível não mencionar esse tipo de tratamento ao compará-lo com outros eventos ao longo do ano.

Na saída do evento, já havia totens oferecendo a opção de compra do ingresso para o próximo ano. A Brasil Game Show se despede com uma faixa convidando o público para a próxima edição.

Definitivamente, a Brasil Game Show deixa saudades, já deixando todos ansiosos para estar presentes no ano que vem.

O Jwave agradece a assessoria do Brasil Game Show pelo credenciamento para a cobertura do evento para a produção desta matéria.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

Todos os anos, a Brasil Game Show retorna ao Expo Center Norte, trazendo novidades do mercado de games, além de ser uma forma de conectar os fãs com influencers, cosplayers e eSports. Com a participação de diversas empresas de tecnologia, além de empresas de games...BGS 23 | Brasil Game Show se reinventa e se consagra com a SEGA (Cobertura Geral)