sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Review | Shadow of the Erdtree expande o excelente Elden Ring

A expansão traz novos poderes, armas incríveis e lutas contra chefes ainda mais difíceis que os do jogo base.

Shadow of the Erdtree é o aguardadíssimo DLC para um dos melhores jogos de 2022, Elden Ring, e seguindo a tradição de lançamentos especiais da FromSoftware, é uma inclusão parruda de conteúdo que não poupa os jogadores no quesito dificuldade.

Levados a um mundo totalmente novo às sombras da grande e misteriosa árvore, a chave da trama do jogo, jogadores veteranos de Elden Ring terão muito o que curtir nesta expansão. Ela traz uma quantidade absurda de novos itens, habilidades e outras coisinhas a mais que é melhor a gente não falar muito para não estragar a surpresa.

Da mesma maneira que o gigantesco mapa da versão original, o ambiente onde se passa Shadow of the Erdtree é repleto de segredos, caminhos ocultos, diversas cavernas e calabouços e, é claro, inimigos traiçoeiros só esperando para te emboscar. Dentre as novidades, no entanto, a mais interessante é o modo como o DLC lida com o nível de seu personagem.

Vale explicar que antes de poder jogar Shadow of the Erdtree você vai precisar ter feito bastante progresso na campanha de Elden Ring, a ponto de já ter derrotado o chefe secreto Mohg, Lord de Sangue, uma batalha que acontece quase no final do jogo. Com isso em mente, é fácil imaginar que um personagem com tantas horas de aventura nas costas chegaria neste novo conteúdo com tudo, não é mesmo?

Pois é, independentemente do seu nível ou de quantas vezes você começou tudo de novo no modo new game+, Shadow of the Erdtree traz o mesmo nível de desafio para todos os desafiantes. Isso acontece porque o DLC conta com um sistema próprio de fortalecimento, separado e que funciona de uma maneira totalmente diferente, usando objetos especiais encontrados durante a exploração das Terras Sombrias.

Esse balanceamento é extremamente bem-vindo por duas razões. A primeira, é que não é necessário o grind usual para se conseguir pontos suficientes para subir de nível, algo que tira toda aquela pressão de mantê-los seguros a todo custo, um verdadeiro exercício de desapego. Outra, a mais bacana no nosso ver, é que o sistema incentiva a exploração, já que para encontrar os artefatos necessários é preciso fuçar muito bem o ambiente. 

Tantas novidades fazem de Shadow of the Erdtree uma proposta tentadora para aqueles que já dominaram a primeira versão do jogo e que buscam novos horizontes, sem falar de mais e mais lutas para quebrar a cuca até vencer. Nisto, é certo e tranquilo se dizer que o DLC traz não só algumas das mais impressionantes batalhas contra chefes já boladas pela FromSoftware, mas que também ficam entre as mais difíceis até agora!   

Novo mundo, dificuldades ainda maiores

Shadow of the Erdtree não seria um jogo do estúdio por trás de títulos que vieram a cunhar um gênero próprio de jogos de ação, o Soulslike, se não contasse com uma dose cavalar de desafio, e se você vem lendo a cobertura dele Internet afora desde seu lançamento, já sabe que o pessoal está sofrendo para zerá-lo. E de fato, é um dos conteúdos que mais vem dando trabalho para a gente terminar, sem dúvida.

Por outro lado, mesmo não sendo mestres deste tipo de jogo, o progresso nele vem sendo gradativo e o mais importante, muito recompensador. Em grande parte, a maior satisfação em Shadow of the Erdtree é descobrir os caminhos e modos bem escondidos de se movimentar pelo mundo do DLC, que sempre tem algo novo e animal para se ver a todo momento. Claro, isso sem falar das muitas lutas de levantar todos os pelos do corpo de tão intensas, tanto as que fazem parte da trama do jogo quanto às opcionais!

Há maneiras também que o novo conteúdo se diferencia da primeira aventura de Elden Ring quando se fala nas batalhas de chefe. Não há uma briga sequer em que o inimigo conta com mais de uma barra de vida, algo que a From vem fazendo com frequência em seus lançamentos mais frequentes. Mas não fique aliviado, muitos deles tendem a mudar seu estilo de luta durante a batalha, ainda mais quando estão perto de morrer.

E não são só os chefes que trazem o sofrimento para os jogadores mais afoitos. Monstros e outras aberrações que você encontra no mundo de Shadow of the Erdtree são de um nível de periculosidade e apelação absurdos, exigindo da gente muito cuidado a todo o momento. Inclusive, este conteúdo é um dos primeiros a apresentar momentos em que a furtividade é a única maneira de seguir em frente, algo que mesmo Bloodborne havia tentado, mas que ainda ofereceria modos de escapar disso. Não é o caso aqui. Um passo em falso é morte certa. Por sorte, esses trechos do jogo não se estendem muito, ufa!

Se você gosta de lore, vai ter muito para ver aqui

Antes do lançamento de Elden Ring, muito foi falado sobre a participação de George R.R. Martin (de Game of Thrones e A Casa do Dragão) na elaboração do roteiro do épico. E, de fato, tivemos muitos dragões e diversas intrigas naquela aventura, mas é Shadow of the Erdtree que conta com uma narrativa mais substancial e presente de maneira ativa durante a jogatina.

No DLC, nós seguimos os passos de Miquella, figura central da história de Elden Ring que não se fez presente no jogo principal, irmão da diabólica Mallenia, responsável pela luta que de longe mais deu trabalho a todos em 2022. O passeio pela Terra Sombria trata-se de uma verdadeira viagem no tempo a um ponto da história do mundo do jogo, espalhando pistas diretas e sem rodeios, algo único dentre as produções da FromSoftware, conhecidas por seu estilo enigmático e repleto de mistérios.

Sendo assim, muitos que vierem a jogar Shadow of the Erdtree podem considerá-lo um conteúdo bastante linear, pela maneira como o jogo tende a apontar para os objetivos de um jeito mais direto, mas garantimos para você que há uma enormidade de elementos fora do caminho a serem descobertos e que valem muito a pena. Dizemos tanto não só pelo fator diversão, mas também como um jeito de deixar seu personagem mais poderoso e preparado para os obstáculos gigantes que o DLC coloca em seu caminho.

Enfim, tá na hora de amarrar tudo

Dificilmente a FromSoftware nos decepcionaria com Shadow of the Erdtree, sabendo da qualidade de todos os seus jogos desde Demon’s Souls e seus pacotes de expansão, um melhor e mais difícil que o outro. Ainda assim, o nível de qualidade desta continuação de Elden Ring nos impressionou com a quantidade de conteúdo, a beleza de seu mundo e, sem dúvida alguma, seus muitos chefes alucinantes.

Shadow of the Erdtree é o DLC perfeito para o jogo que Elden Ring é, de escopo ambicioso e trazendo muito mais das maluquices que o estúdio japonês é conhecido e amado pelos fãs. As altas expectativas pelo que poderia acompanhar o jogo original foram mais que atendidas, e aventuramos afirmar que é um dos melhores conteúdos pós-lançamento já lançados. Ele não só expande o que já era excelente em Elden Ring, mas faz dele ainda melhor e maior. 

A FromSoftware se superou, trazendo ainda mais do que fez o jogo base tão bom e aumentando ainda mais o fator diversão e ao mesmo tempo o de tensão, marcas registradas da equipe liderada por Hidetaka Miyazaki. Mesmo se você já gastou 100, 200, 300 horas em Elden Ring até agora, Shadow of the Erdtree vai se mostrar uma pedida irresistível, repleta de razões para continuar jogando por semanas, ou, se bobear meses. Não perca tempo e mergulhe o quanto antes nas sombras da Térvore! 

NOTA: 5 de 5

Ficha técnica:

Nome: Elden Ring: Shadow of the Erdtree

Desenvolvedora: FromSoftware

Publicadora: Bandai Namco

Gênero: RPG

Plataformas: PlayStation®5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC via Steam®

Lançamento: 20 de junho de 2024 

Agradecemos a assessoria da Namco Bandai no Brasil por ter nos enviado uma cópia do jogo para a produção desta matéria.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

A expansão traz novos poderes, armas incríveis e lutas contra chefes ainda mais difíceis que os do jogo base. Shadow of the Erdtree é o aguardadíssimo DLC para um dos melhores jogos de 2022, Elden Ring, e seguindo a tradição de lançamentos especiais da FromSoftware,...Review | Shadow of the Erdtree expande o excelente Elden Ring