Novo evento no Brasil, a gamescom latam veio para somar ao ocupar o espaço que anteriormente pertencia ao BIG Festival. Durante cinco dias, o evento, que teve origem na Alemanha e é organizado no Brasil em parceria com Koelnmesse GmbH, BIG Festival e Omelete Company, mostrou-se um enorme sucesso. Ele trouxe empresas de diferentes partes do mundo e destacou especialmente o talento brasileiro na área de games.
Com ingressos esgotados no sábado e domingo, a gamescom latam 2024 preencheu uma lacuna no mercado para um evento de games no primeiro semestre do ano. Com a expectativa de 100 mil visitantes e trazendo um impacto econômico estimado em R$ 1 bilhão no estado de São Paulo, a gamescom latam já nasce gigante, revelando a necessidade de mais eventos desse tipo no país.
Com a Nintendo apresentando Luigi’s Mansion 2 HD a poucos dias do lançamento, a Bandai Namco trazendo SPYxANYA: Operation Memories também prestes a ser lançado, além da presença de Metaphor: Re Fantazio da ATLUS, entre outros jogos, a gamescom latam movimentou e agregou com as grandes empresas japonesas no Brasil.
Além disso, a integração do BIG Festival dentro da gamescom latam manteve a experimentação característica em uma área ampla dentro do evento, destacando talentos nacionais e internacionais e permitindo a votação em uma área específica do evento.
Entre as novidades, tivemos a oportunidade de testar o novo PC portátil da TecToy, o Zeenix, além de acompanhar as inovações do GF1 Neptune, produzido pela Gamescare, e o serviço de streaming de games da Claro com 1.900 jogos.
Mostrando um mercado nacional cada vez mais forte, a Abragames esteve presente no evento, apresentando diversas produções de estúdios brasileiros que serão lançadas em breve, exaltando talentos nacionais como a Gixer Entertainment com seu jogo Changer Seven.
Além disso, tivemos a oportunidade de jogar em primeira mão o jogo Dragon Ball: Sparking! Zero, produzido pela Spike Chunsoft e que será distribuído pela Bandai Namco.
Destaques do Evento
Nintendo
Cada vez mais presente em eventos brasileiros, a Nintendo trouxe como destaque Luigi’s Mansion 2 HD, mas também deu visibilidade a outros jogos, como Princess Peach: Showtime! e divulgou The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom. A empresa lotou seu estande com diversos títulos famosos, além de destacar jogos nacionais, como o impressionante MULLET MADJACK. A Nintendo também revelou algumas novidades, exaltando a importância do mercado brasileiro e trazendo legendas em português brasileiro para seus títulos. Outra novidade foi a intenção de trazer controles de seus consoles clássicos para o Switch no Brasil.
Wargaming
A empresa trouxe novidades do World of Warships, com um estande interativo, anunciando encouraçados de diferentes localidades, inclusive da América Latina. A Wargaming destacou-se pela interação com o público brasileiro.
Jackbox
A novidade deste ano, localizada na entrada do evento, trouxe jogos de perguntas e respostas, além de muita interação com o público presente. Com jogos totalmente localizados em português, a empresa despertou atenção por seus títulos que animam o público.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil destacou-se com um estande gigantesco, mostrando versatilidade ao conversar com jovens e se posicionando como uma empresa democrática.
Warner Play
A Warner destacou-se com o MultiVersus, que foi remodelado após um período de testes, trazendo as principais franquias da Warner. Também destacou outros títulos, como Mortal Kombat 1.
TecToy
A TecToy roubou a atenção com o novo Zeenix, rejuvenescendo a marca e se reconectando ao público com aparelhos robustos. A empresa aproximou-se de diversos estúdios brasileiros, fazendo com que seus títulos rodem bem em sua nova investida.
Fliperamas
Mesmo não sendo uma novidade, a presença de fliperamas gratuitos foi um dos pontos altos do evento, oferecendo uma mistura de nostalgia com novos jogos.
Praças de Alimentação
Com três áreas de alimentação diferentes, o evento trouxe versatilidade culinária, incluindo hambúrguer, yakisoba, poke, entre outros. O sucesso do evento evidenciou a necessidade de praças de alimentação maiores no futuro.
Opinião
Sendo fã do BIG Festival, assumo que a edição de 2023 já mostrava sinais de mudança, indo em uma direção diferente. O BIG Festival aproximava jogadores de produtoras, celebrando a indústria brasileira. Com a transformação em gamescom latam, a essência se mantém, mas agora com a presença da grande indústria. Em seus primórdios no Centro Cultural Vergueiro, o evento conectava-se com o público jovem. A estrutura da gamescom latam oferece maiores chances de investimento para produtoras e jogos indies, ressaltando a necessidade de mudanças.
Em sua primeira edição no Brasil, a gamescom latam mostrou-se assertiva ao escolher nosso país, adquirindo características do BIG Festival. O evento, já famoso globalmente, iniciou no Brasil com um tamanho interessante e tem potencial para crescer ainda mais. Um deslize foi a ausência de muitas lojas, especialmente uma loja oficial do evento. Seria interessante ter itens, lembranças ou mesmo jogos lançados no evento disponíveis para compra.
A gamescom latam 2024 teve excelentes painéis em seus cinco dias e, uma característica herdada do BIG Festival, a praticidade de acessar esses conteúdos no YouTube. Este ano, em parceria com a imprensa, como a Enemy, mostrou a versatilidade dos conteúdos e um amadurecimento em tornar seu conteúdo democrático.
Resumindo, o evento tem tudo para crescer no país nos próximos anos. Atraindo imprensa internacional, como a IGN, a gamescom latam nasceu gigante e tem potencial para se tornar ainda maior em suas próximas edições.