sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Bonito Cinesur | Festival de Cinema Sul-Americano abre sua segunda edição com homenagem a Reginaldo Faria

Bonito, um dos destinos de ecoturismo mais renomados do Brasil, foi o cenário perfeito para a abertura da 2ª edição do CINESUR – Festival de Cinema Sul-Americano. O evento teve início no dia 19 de julho no Centro de Convenções da cidade, especificamente no Auditório Kadiwéu. Com a presença ilustre dos atores Lucélia Santos e Johnny Massaro como mestres de cerimônia, a noite foi marcada por emoção e cultura. Os dois encantaram a plateia ao recitar a poética canção “Cinema Novo”, de Gilberto Gil, uma celebração da riqueza cultural e do poder transformador da arte.

Homenagem a Reginaldo Faria

A cerimônia de abertura contou com uma emocionante homenagem ao ator e diretor Reginaldo Faria. Ovacionado de pé, Faria recebeu o Prêmio Pantanal, um reconhecimento por sua vasta contribuição ao cinema. Com uma carreira que abrange 31 filmes, 50 novelas, a direção de 8 longas-metragens e mais de 50 produções através da RF Farias, sua produtora, Reginaldo Faria se emocionou ao relembrar sua trajetória. Ele destacou a importância da arte como forma de resistência e transformação social.

Exibição do Clássico “Selva Trágica”

Para encerrar a noite de forma memorável, foi exibido o clássico “Selva Trágica” (1963), protagonizado por Reginaldo Faria e dirigido por seu irmão, Roberto Farias. O filme, que aborda as desigualdades sociais no campo e a exploração dos trabalhadores no cultivo da erva-mate, mostrou-se incrivelmente atual. Reginaldo, visivelmente emocionado, comentou sobre a relevância contínua do filme e homenageou a atriz Rejane Medeiros, sua colega de elenco, falecida recentemente.

Encontro e Discussões

Nilson Rodrigues, diretor do festival, enfatizou a importância do CINESUR como um espaço de encontro para a produção cinematográfica sul-americana. Ele destacou a relevância do evento para a promoção da diversidade cinematográfica e o diálogo entre realizadores. Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR), representando o governador Eduardo Riedel, ressaltou a conexão entre o audiovisual e o turismo, afirmando que “o turismo e o cinema andam lado a lado, pois os destinos e a natureza fazem parte do cenário das produções cinematográficas”.

Programação Diversificada

A segunda edição do CINESUR promete ser um marco para o cinema sul-americano, com uma programação rica e diversificada. Nos próximos dias, o festival apresentará mostras competitivas de filmes sul-mato-grossenses, ambientais e sul-americanos, além de sessões infantojuvenis e pré-estreias no Cine Bonito, um novo espaço no centro da cidade que oferecerá sessões gratuitas para bonitenses e turistas. Oficinas e debates com cineastas e especialistas proporcionarão uma troca de experiências valiosa sobre a produção cinematográfica na América do Sul.

Destaques da Programação

O Cine Bonito sediará pré-estreias dos filmes “Ainda Somos os Mesmos”, “Placa-Mãe”, “Invisível” e “A Filha do Pescador”, oferecendo ao público a chance de assistir a essas produções antes de suas estreias oficiais. No dia 27 de julho, às 16h30, no Centro de Convenções de Bonito, Auditório Kadiwéu, será exibido o filme de encerramento: “Terceiro Milênio” (1981), dirigido por Jorge Bodanzky. Após a exibição, Bodanzky será homenageado e participará de uma conversa sobre o filme, que aborda questões econômicas e políticas na Amazônia.

Confira, abaixo, a programação diária dos próximos dias:

20 de Julho

16h30 – Mostra Competitiva Filme Sul Mato-grossense
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

A VOZ DE GUADAKAN – MS Brasil, 2024, Joel Pizzini, 16 min, Documentário, Livre / A vida de Gleycielli Nonato, primeira escritora indígena de Mato Grosso do Sul, e sua mãe Maria Agripina. 

ROTAS MONÇOEIRAS – HISTÓRIA DE UM RIO E SEU POVO – MS/Brasil,2023, Cid Nogueira e Silas Ismael, 70min, Documentário, Livre / A história do rio Coxim desde as Bandeiras e Monções Paulistas até hoje.

18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

WARMIS: GUARDIANAS DEL AGUA – Bolívia, 2023, Paola Gabriela Quispe Quispe, 8 min, Documentário / No contexto da seca severa as mulheres de Huarina lutam para administrar e preservar as fontes de água. 

SEKHDESE – Brasil, 2023, Graciela Guarani e Alice Gouveia, 78 min, Documentário, 14 anos / A sabedoria das mulheres indígenas Fulni-ô, destacando sua luta pela terra, cultura e contra o etnocídio.

19h00 – Memória Bonito Cinesur e Pré-estreia e Sessões Especiais
Cine Bonito – Centro Múltiplo Uso (CMU)

ENTRE RIOS E HISTÓRIAS – Brasil, 2003, Alexandre Basso, 26 min, Documentário, 12 anos / Documentário poético sobre a memória oral do povo da Serra da Bodoquena. 

AINDA SOMOS OS MESMOS – Brasil, 2023, Paulo Nascimento, 91 min, Ficção, 14 anos / Baseado em fatos reais, Fernando busca seu filho na ditadura chilena, encontrando a sobrevivente Clara.

20h30 – Mostras Competitivas Filme Sul-americano Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

LA ASISTENTE – Peru, 2024, Pierre Llanos, 20 min, Ficção, 16 anos / Clara é trabalha como assistente de seu pai em um consultório odontológico informal. 

LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL – Brasil, Alessandra Dorgan, 75 min, Documentário, 12 anos / O artista Luiz Melodia e a importância de seu legado na cena musical dos anos 70 em diante, com materiais raros e inéditos.

21 de Julho

9h00 – Mesa “FILM COMMISSION EXPERIÊNCIAS RELEVANTES E CONSOLIDADAS”, na Câmara Municipal de Bonito, com Ana Carolina de Araújo Silva, coordenadora da SP Film Commission; Thaylane Cristina, coordenadora da BH Film Commission, Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS e Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS. 

10h30 – DEBATE DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA E AMBIENTAL, na Câmara Municipal de Bonito, com José Geraldo Couto, Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.

16h30 – Mostra Competitiva Filme Sul Mato-grossense
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

O FORMOSO – MS/Brasil, 2022, Roberto Leite, 13 min, Ficção, Livre / Um destemido menino descobre uma rinha de galo. 

IN ÚTERO – MS/Brasil, 2024, Paulo Alvarenga Isidorio, 19 min 46seg, Documentário, Livre / A espeleóloga Lívia Cordeiro, explorando as cavernas da Serra da Bodoquena. 

NINGUÉM LHE ESTENDERÁ A MÃO – MS/Brasil, 2024, Deivison Pedrê, 14 min 59seg, Ficção, 18 anos / Vitor emerge em um cenário sombrio, onde mutilações inexplicáveis e bilhetes enigmáticos o confrontam.

18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

NO ESTÁN SOLOS – Paraguai, 2023, Andrea Osorio, 4 min, Animação, Livre / Contos que refletem situações reais no Chaco paraguaio, onde Mimie revive suas memórias. 

LOS DE ABAJO – Bolívia, 2022, Alejandro Quiroga, Ficção, 83 min, 16 anos / Gregório enfrenta desafios significativos ao tentar restaurar a irrigação em Rosillas.

19h00 – Sessão Infantojuvenil
Cine Bonito – Centro Múltiplo Uso (CMU)

NAHUEL E O LIVRO MÁGICO – Chile/Brasil, 2020, Nahuel y el Libro Magico, 99 min, Ficção/Animação, Livre / Nahuel, que teme o mar, encontra um livro mágico que a ajudará a salvar seu pai.

20h30 – Mostras Competitivas Filme Sul-americano Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

CAMINO AL CIELO – Colômbia,2024, Miguel Vargas, 18 min, Ficção, 18 anos / Mairen é forçada a dar à luz em uma van de paramilitares, conhecidos por nunca deixarem ninguém sair com vida. 

TARKARÍ DE CHIVO – LA CENA DEL CRIMEN – Venezuela, 2023, Daniel Yegres e Francisco Denis, 80 min, Ficção, 14 anos / Em um restaurante num chuvoso dia, ocorrem situações vertiginosas como crimes involuntários e chantagens disparatadas

22 de Julho

08h00 – OFICINA ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO (somente para selecionados) no Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu. Ministrante: MARIANNE MACEDO MARTINS (RJ) – Diretora, primeira assistente de direção e continuísta. Duração: 4h.

10h30 – DEBATE DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA E AMBIENTAL no Auditório do Comtur com José Geraldo Couto, Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.

14h00 – OFICINA DE ROTEIRO (somente para selecionados) no Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu. Ministrante: JOSÉ EDUARDO BELMONTE (SP) – Premiado cineasta, diretor e roteirista. Duração: 4 horas.

18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

BAUXITA – Brasil, 2023, Thamara Pereira, 15 min, Documentário, Livre / Frei Gilberto, defensor da natureza, recebe ameaças por sua oposição à mineração de bauxita. 

LA ILUSIÓN DE LA ABUNDANCIA – Colômbia, 2022, Erika Gonzalez Ramirez e Matthieu Lietaert, 60 min, Documentário, Livre / Bertha, Carolina e Máxima lideram resistência contra grandes empresas extrativas na América Latina.

19h00 – Pré-estreia e Sessões Especiais
Cine Bonito – Centro Múltiplo Uso (CMU)

PLACA-MÃE – Brasil, 2023, 105 min, Igor Bastos, Animação, 9 anos / A robô Nadi ganha cidadania e adota duas crianças. 

20h30 – Mostras Competitivas Filme Sul-americano Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

CUARTO DE HORA – Chile, 2023, Nemo Arancibia, 16min, Ficção, 12 anos / Alex, um haitiano no Chile, enfrenta um tenso passeio de ambulância, durante os últimos 15 minutos de sua vida. 

LAS PREÑADAS – Argentina/Brasil 2023, Pedro Wallace, 90 min, Ficção, 16 anos / A jornada de duas mulheres grávidas, em hospitais na fronteira entre Argentina e Brasil.

23 de Julho

08h00 – OFICINA ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO (somente para selecionados) no Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu. Ministrante: MARIANNE MACEDO MARTINS (RJ) – Diretora, primeira assistente de direção e continuísta. Duração: 4 horas.

10h30 – DEBATE DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA E AMBIENTAL na Câmara Municipal de Bonito com José Geraldo Couto, Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.

14h00 – OFICINA DE ROTEIRO (somente para selecionados) no Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu. Ministrante: JOSÉ EDUARDO BELMONTE (SP) – Premiado cineasta, diretor e roteirista. Duração: 4 horas.

18h30 – Mostra Competitiva Filme Sul Mato-grossense
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

AS QUATRO ESTAÇÕES DA JUVENTUDE – MS/Brasil, 2024, Essi Rafael, 99 min, Documentário, 14 anos / Da matrícula à formatura, um estudante de cinema registrou sua experiência em uma das melhores universidades do Brasil.

19h00 – Sessão Infantojuvenil
Cine Bonito – Centro Múltiplo Uso (CMU)

CHAMA A BEBEL – Brasil, 2023, Paulo Nascimento, Ficção/aventura, 90 min, 10 anos / Bebel, uma jovem cadeirante, enfrenta desafios inspirada em Greta Thunberg. 

20h30 – Mostras Competitivas Filme Sul-americano Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

CRESCER ES MATAR A TU MADRE – Argentina, 2023, Nika Ardito, 20 min 12 seg, Ficção, 12 anos / Sol está presa com a mãe no meio do nada. Elas são resgatadas por Isabel, uma mulher solitária. 

A OUTRA FORMA – Colômbia/Brasil, 2023, Felipe Guzmán Ramirez, 92 min, Ficção, Livre / Um homem obcecado em se encaixar em um mundo geométrico.

24 de Julho

08h00 – OFICINA INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA E TV (somente para selecionados) no Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu. Ministrante: Luciana Martuchelli (DF) – Atriz, cineasta, preparadora de atores. Duração: 4 horas.

10h30 – DEBATE MOSTRA COMPETITIVA SUL-MATO-GROSSENSE na Câmara Municipal de Bonito com Jade Rainho e equipe dos filmes.

15h00 – MESA – OS FESTIVAIS DE CINEMA DA AMÉRICA DO SUL: TRADIÇÃO, RESISTÊNCIA E DIFUSÃO, na Câmara Municipal de Bonito, com Cecília Diez, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA – AR); Alfredo Bertini, Festival de Cine PE (BR); Renata de Almeida, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (BR), Gabriel Santiago Guzmán Sanabria, Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (COL); Nilson Rodrigues, Bonito CineSur, Festival de Cinema Sul-americano (BR)

18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

LA CADENA – Equador, 2023, Kerly Meneses Guerrero, 18 min, Documentário, Livre / Moradores de Cahuasquí lutando para proteger seu território de empresas mineradoras. 

SOMOS Y SEREMOS MAR – Argentina, 2024, Malena Blanco, 78 min, Documentário, Livre / Mulheres indígenas de 36 nações marcham pela Patagônia até Buenos Aires em defesa de seus territórios. 

19h00 – Pré-estreia e Sessões Especiais
Cine Bonito – Centro Múltiplo Uso (CMU)

INVISÍVEL – Brasil, 2024, Carolina Vilela e Rodrigo Hinrichsen, 88 min, Documentário, Livre / O cotidiano dos surdocegos, Claudia Sofia e Carlos Jorge, casados há 15 anos, no prédio onde vivem, em São Paulo.

20h30 – Mostras Competitivas Filme Sul-americano Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

AYER SERÁ IGUAL QUE MAÑANA – Venezuela, 2023, Omar Arteaga, 14 min, Ficção, 14 anos / Um editor de vídeo exausto vive o mesmo dia repetidamente. 

NEIRUD – Brasil, 2023, Fernanda Faya, 71 min, Documentário, 10 anos / A enigmática história da lutadora circense em uma trupe clandestina, só de mulheres, nas décadas de 1960 a 1980. 

25 de Julho

08h00 – OFICINA INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA E TV (somente para selecionados) no Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu. Ministrante: Luciana Martuchelli (DF) – Atriz, cineasta, preparadora de atores. Duração: 4 horas.

10h30 – DEBATE DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA E AMBIENTAL na Câmara Municipal de Bonito, com José Geraldo Couto, Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.

14h00 – OFICINA PRODUÇÃO EXECUTIVA (somente para selecionados) no Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu. Ministrante: CAMILO CAVALCANTI (MG) – Produtor criativo, executivo e diretor. Duração: 4 horas.

15h00 – MESA: O CINEMA ARGENTINO E A INTERRUPÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, na Câmara Municipal de Bonito, com Cecília Diez, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA – AR)

16h00 – MESA: A REPRESENTATIVIDADE INDÍGENA NO CINEMA SUL-AMERICANO, na Câmara Municipal de Bonito, com Gleicielly Nonato Guató (BR), Jade Rainho (BR), Mukutsawa Aguasanta Montahuano Usigua (EC), Malena Blanco (AR).

18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

WHERE ARE YOU FROM? – Uruguai, 2023, Juan Cristiani, Animação, 2 min 31 seg, 6 anos / Uma animação 3D envolvente que explora a urgência das questões ambientais e a esperança para o futuro. 

ALLPAMANDA – Equador, 2023, Tawna Collective, Documentário, 93 min / A história do movimento indígena amazônico no Equador desde 1980.

19h00 – Sessão Infantojuvenil
Cine Bonito – Centro Múltiplo Uso (CMU)

BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS – Brasil, 2023, Marcelo Fabri Marão, 115 min, Animação, Livre / Uma heroína com poderes de metamorfose vive uma jornada pelo oceano.

20h30 – Mostras Competitivas Filme Sul-americano Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS – Brasil, 2024, Matheus Moura, 17 min, Ficção, 12 anos / A noite de Belo Horizonte, recosta as definições de futuro na vida do jovem Júnior.

LAS FIERAS – Argentina, 2023, Juan Flores, 75 min, Ficção, 10 anos / Julián e sua esposa Clara retornam à sua cidade natal para cuidar do pai moribundo.

26 de Julho

10h30 – DEBATE DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA E AMBIENTAL, na Câmara Municipal de Bonito, com José Geraldo Couto, Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.

14h00 – OFICINA PRODUÇÃO EXECUTIVA (somente para selecionados) no Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu. Ministrante: CAMILO CAVALCANTI (MG) – Produtor criativo, executivo e diretor. Duração: 4 horas.

15h00 – CONVERSA EXPOSITIVA “RODADA DE NEGÓCIOS NO CINE PE E A APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DO CENTRO-OESTE”, na Câmara Municipal de Bonito, com Alfredo Bertini (PE) e Ulisver Silva (MS).

18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

A MENINA E O MAR – Brasil, 2023, Gabriel Mellin, 19 min, Ficção, Livre / A história de duas crianças brasileiras que descobrem a beleza e os desafios do mar. 

TUPUNGATO – Chile, 2023, Rafael Pease, 74 min, Documentário / Uma expedição ao vulcão Tupungato, no Chile, transforma-se em uma batalha pela conservação ambiental e direitos sociais.

19h00 – Pré-estreia e Sessões Especiais
Cine Bonito – Centro Múltiplo Uso (CMU)

PASSAGRANA – Brasil, 2023, Ravel Cabral, 104min, Ficção / Amigos desde crianças corre o risco todos os dias de serem presos pelos crimes que cometem.

A FILHA DO PESCADOR – Brasil/Colômbia/Porto Rico, 2023, Edgar De Luque Jácome, 80 min, Drama, 14 anos / Samuel, isolado no Caribe, é obrigado a confrontar seu passado com a chegada da filha trans, Priscila.

27 de Julho

10h30 – DEBATE MOSTRA COMPETITIVA CINEMA AMBIENTAL, na Câmara Municipal de Bonito, com Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.

16h30 – SESSÃO ESPECIAL
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

TERCEIRO MILÊNIO – Brasil, 1981, Jorge Bodanzky, 94 min 15 seg, Livre / A potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras. Após a sessão haverá uma conversa com o diretor Jorge Bodanzky.

19h00 – SESSÃO ESPECIAL – HOMENAGEM A ZIRALDO
Cine Bonito – Centro Múltiplo Uso (CMU)

O MENINO MALUQUINHO – Brasil, 1995, Helvécio Ratton, 83 min, Ficção, Livre / O Menino Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família que aproveita a infância brincando.

20h00 – PREMIAÇÃO TROFÉU PANTANAL Para os vencedores das Mostras Competitivas
Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

Premiação e Encerramento

A cerimônia de encerramento contará com a entrega dos prêmios Troféu Pantanal para os vencedores das mostras competitivas. A atriz Dira Paes fará a distribuição dos prêmios, encerrando o festival com chave de ouro.

Uma Realização Cultural

O festival é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal), e conta com a emenda parlamentar do deputado Vander Loubet. O evento tem patrocínio do Banco do Brasil, Agência Nacional do Cinema (Ancine), Correios, Caixa Econômica Federal e apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) – Governo do Mato Grosso do Sul.

Com uma programação que celebra a arte cinematográfica e a cultura sul-americana, o CINESUR se consolida como um evento indispensável no calendário cultural da região. A cada nova edição, o festival reafirma seu compromisso com a diversidade e a riqueza do cinema sul-americano, promovendo um espaço de encontro e reflexão sobre as questões sociais, ambientais e culturais que marcam a produção cinematográfica do continente.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação