Review | Corra contra o relógio e curta a nostalgia em Nintendo World Championships: NES Edition

Relembre a época de ouro do Nintendo com uma série de divertidos desafios no melhor estilo speedrunning.

Fale o que quiser sobre o modo como ela trata seus clássicos em termos de acessibilidade e um certo nível de ganância, mas o grande trunfo da Nintendo, acima de tudo, é a nostalgia. E nada prova isso melhor que o novo lançamento no Nintendo Switch, Nintendo World Championships: NES Edition

Baseado na série de campeonatos realizados durante as décadas de 1980 e 1990 nos Estados Unidos, onde os jogadores tinham que realizar os mais diversos desafios no catálogo de jogos do primeiro grande sucesso da empresa, o Nintendinho. No jogo, você pode fazer parte da lenda, jogando 13 dos melhores títulos da plataforma numa verdadeira corrida contra o relógio.

Esta não é a primeira vez que a Nintendo faz algo desse tipo, já que no Wii U houve duas edições do NES Remix e, décadas antes, houve a limitadíssima produção de fitas tanto para o NES quanto o Super Nintendo que traziam desafios como os incluídos nessa parada de agora. Esses últimos foram disponibilizados como prêmios para os ganhadores dos torneios e hoje são verdadeiras raridades no mercado inflacionado do colecionismo de videogames retrô. 

Apesar de sim, você poder jogar todos os jogos (e muito mais!) desse pacote por meio do serviço Nintendo Switch Online ou no Nintendo Mini, o grande barato de Nintendo World Championships: NES Edition é a sua apresentação e charme, ambos fora de série. Isso sem falar da grande quantidade de colecionáveis e, é claro, a brincadeira toda de se completar os desafios o mais rápido possível. Eles são simples, como pegar X moedas em Super Mario Bros., por exemplo, até atividades um pouco mais elaboradas, como as famosas fugas de Metroid.

Há duas maneiras de se jogar. A primeira é a lista principal de fases, dividida entre os 13 jogos inclusos, variando em dificuldade e preço, pago pelas moedas ganhas ao terminar as corridas, cuja quantidade depende do seu desempenho. A outra é ligada à comunidade online, com séries que mudam com o decorrer do tempo, e será lá que você de fato poderá competir com seus amigos.

Nesse modo, a sua pontuação total é transmitida pela internet para a Nintendo, onde o ranking oficial é preparado, dividido entre o ranking geral e, de maneira mais interessante, digamos, por idade! É nessa hora que a carteirada dos velhacos que cresceram jogando o Nintendinho vai ser posta à prova e muito provavelmente será onde a maioria irá encontrar razões para continuar jogando Nintendo World Championships.

Isso porque, convenhamos, não há lá uma quantidade gigantesca de conteúdo no jogo base. Cada jogo possui uma curta sequência de telas que vão aumentando em dificuldade e depois de zerá-los e ganhar os prêmios atrelados à elas, não há por que voltar e refazê-las, a não ser que você queira tirar a nota máxima em todas.

Mesmo assim, há valor nessa compilação, especialmente se você tem vários amigos para curtir o torneio contigo. Na seção Party, é possível jogar contra até sete outros em um mesmo Switch. Essa é de longe a maneira mais legal de se divertir com o jogo, já que não há nada mais bacana que esfregar sua habilidade suprema em jogos retrô na cara de seus pares, não é mesmo?

Com Nintendo World Championships, a Casa do Cogumelo resgata sua história e abre as portas para eventuais coleções inéditas similares não só com mais dos excelentes jogos da geração 8-bits, mas também em outros de seus nostálgicos consoles. 

Agora, se isso virá a acontecer, dependerá no sucesso deste lançamento, que diga-se de passagem foi totalmente localizado em português brasileiro e, de maneira inédita, chega ao nosso país em versão de colecionador extremamente caprichada. O pacote traz diversos bibelôs, entre eles uma réplica do cartucho dourado do Nintendinho!   

No geral, essa coletânea vale a pena para quem estiver em busca de curtir uma dose gostosa de nostalgia que fica ainda melhor com amigos, mas que peca um pouco no quesito longevidade. Como F-Zero 99 e Tetris 99, Nintendo World Championships: NES Edition depende muito da sua vontade de participar em eventos online. Para saudosistas, é uma pedida limitada, mas há o apelo colecionista que a versão física especial traz para a jogada.

Nintendo World Championships: NES Edition

NOTA: 3,5 de 5

Ficha técnica:

Nome: Nintendo World Championships: NES Edition

Desenvolvedora: Nintendo of America / Nintendo of Australia

Publicadora: Nintendo

Gênero: Variados

Plataforma: Nintendo Switch

Lançamento: 18 de julho de 2024  

Agradecemos a assessoria da Nintendo no Brasil por ter nos enviado uma cópia do jogo para a produção desta matéria.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relembre a época de ouro do Nintendo com uma série de divertidos desafios no melhor estilo speedrunning. Fale o que quiser sobre o modo como ela trata seus clássicos em termos de acessibilidade e um certo nível de ganância, mas o grande trunfo da Nintendo,...Review | Corra contra o relógio e curta a nostalgia em Nintendo World Championships: NES Edition