segunda-feira, dezembro 23, 2024
spot_img

ZÉ | Do diretor mineiro Rafael Conde, filme terá noite de pré-estreia em São Paulo com bate-papo

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, o Espaço de Cinema Augusta, em São Paulo, vai ser palco da pré-estreia de “ZÉ”, o novo filme do diretor mineiro Rafael Conde. Se você curte cinema nacional e tem interesse em histórias marcantes, essa é uma ótima oportunidade. Além de assistir ao filme antes de todo mundo, o público ainda vai poder bater um papo com o próprio Rafael Conde e com Samarone Lima, autor do livro que inspirou o longa.

Uma História Real que Ecoa

“ZÉ” não é só mais um filme sobre a ditadura militar. Ele traz à tona a trajetória de José Carlos Novais da Mata Machado, um jovem líder estudantil que trocou o conforto de uma vida segura pela luta contra a repressão militar no Brasil. A história é baseada no livro “Zé”, escrito por Samarone Lima, que fez um trabalho pesado de pesquisa em arquivos da repressão e conversas com quem viveu aquele período. A estreia oficial do filme nos cinemas brasileiros está marcada para 29 de agosto, mas quem for à pré-estreia vai ter o gostinho de ser um dos primeiros a conferir essa história nas telonas.

Do Livro às Telas

Caio Horowicz, que já deu as caras em “Califórnia” e “A Batalha da Rua Maria Antônia”, é quem dá vida a Zé no filme. E ele não está sozinho. O elenco ainda conta com Eduarda Fernandes, Samantha Jones, Rafael Protzner, Yara de Novaes e Gustavo Werneck. Mas o que diferencia “ZÉ” de outras produções sobre a ditadura é a abordagem mais íntima. Ao invés de focar na violência explícita, o filme mergulha nos dilemas pessoais e éticos dos personagens, mostrando o impacto do regime na vida daqueles que ousaram resistir.

Rafael Conde não é novato quando o assunto é explorar temas complexos no cinema. Com mais de 20 anos de carreira e passagens por festivais como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Festival Internacional do Rio, ele traz para “ZÉ” a mesma sensibilidade que marcou seus trabalhos anteriores, como “Fronteira” e “Samba-Canção”. A diferença é que agora, o diretor está revisitando uma história que tem tudo a ver com o momento atual do Brasil, onde as memórias da ditadura ainda geram debates acalorados. Para Conde, filmes como “ZÉ” são importantes exatamente por isso: para lembrar às novas gerações o que significou viver sob o regime de censura e repressão.

Data da Pré-estreia

Um filme que vai além da simples reconstituição histórica, que toca em questões humanas e ainda trocar uma ideia com o diretor e o autor do livro, a pré-estreia de “ZÉ” no Espaço de Cinema Augusta será nesta quarta-feira, 28 de agosto.

Distribuição: Embaúba Filmes

Direção: Rafael Conde

Roteiro: Anna Flávia Dias e Rafael Conde

Produção: Samantha Capdeville

Fotografia: Luís Abramo

Direção de Arte: Oswaldo Lioi

Montagem: Fabian Remy

Desenho de som e trilha original: Pedro Durães

Som direto: Gustavo Fioravante

Caio Horowicz: Zé

Eduarda Fernandes: Bete

Samantha Jones: Grauninha

Rafael Protzner: Gilberto

Yara de Novaes: Dona Yedda

Gustavo Werneck: Edgar

Alexandre Cioletti: Hélio

Participações especiais: Sara Não Tem Nome e Victor Galvão

Crianças: Richard Paes, Henrico Kneip, Miguel Dias, Ravi Oter

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação